7 motivos para procurar um nutricionista

Por 17 / 08 / 2011

Manter uma alimentação balanceada é a chave para a saúde, bem-estar e prevenção de inúmeras doenças. Adotar um estilo de vida saudável traz benefícios permanentes e o nutricionista é o profissional qualificado e o principal aliado para realizar isso sem sacrifícios, pois, sem dúvida, comer é um dos grandes prazeres da vida.

7 motivos para procurar um nutricionista

Diversos são os motivos para procurar um nutricionista, mas se você quer uma alimentação balanceada de acordo com seu biotipo, essa é a hora certa.

A orientação nutricional é feita individualmente, levando em consideração as particularidades e características de cada pessoa. O bom plano alimentar é aquele que se adapta as suas necessidades.

Motivos para visitar um nutricionista

1 – Faça as pazes com a balança

A obesidade é considerada a doença do milênio. Pesquisas apontam que se o excesso de peso continuar atingindo os brasileiros no ritmo em que está, nos próximos 10 anos, dois terços da população estará obesa.

           

2 – Mãe saudável, criança saudável

Algumas fases da vida necessitam de orientação específica, como durante a gestação e o período de amamentação. O estado nutricional da mãe pode interferir no crescimento de desenvolvimento do feto, por exemplo, há nutrientes importantes para os adultos que não são necessariamente fundamentais para uma criança.

O nutricionista cuida também da introdução alimentar para o bebê. “Ao longo do primeiro ano de vida, a criança vai tendo a inserção de alimentos de acordo com o grau de desenvolvimento do aparelho digestivo. O estômago e o intestino da criança precisam ter uma maturidade para receber alimentos mais sólidos, caso contrário a criança pode vir até a desenvolver uma alergia.”, destaca a nutricionista Lisiane Benetton.

3 – Atividade física

Nutrição e exercício físico formam uma dupla muito entrosada. Os praticantes de atividades físicas possuem necessidades nutricionais diferenciadas. Cada modalidade esportiva requer um planejamento individualizado, visando sempre o desempenho físico e a manutenção da saúde. O nutricionista é o profissional ideal para avaliar o uso de suplementos e o que comer antes, durante e depois dos treinos.

4 – Terceira idade com qualidade de vida

Os idosos podem aproveitar ainda mais os benefícios de uma boa nutrição quando possuem um plano alimentar específico para eles. “A partir dos 60, 65 anos, quando se entra na terceira idade, nosso corpo não produz mais inúmeros nutrientes e é preciso suplementar através de fórmulas ou mudar a alimentação da pessoa de acordo com o estado de saúde naquele momento”, ressalta a nutricionista.

 

5 – Cuide da saúde

Há pessoas que até determinado momento podiam comer de tudo e de repente descobrem que possuem intolerância a determinado tipo de alimento, como a lactose ou o glúten. Nesses casos, o nutricionista auxilia no desenvolvimento de um plano alimentar que contemple o que você pode ou não consumir.

O profissional de nutrição também atua com a medicina preventiva através da alimentação. “A maioria das pessoas só procurarem um nutricionista quando o excesso de peso é grande, os exames já estão todos comprometidos e o nível de estresse está nas alturas.”, alerta Lisiane Benetton. Um prato de comida balanceado, rico em nutrientes e com uma variedade de carboidratos, proteínas e minerais, é capaz de diminuir o risco de infartos e de doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

6 – Turbine seu dia a dia

Você é daquelas pessoas que cansa facilmente, é impaciente, tem um ataque de nervos por qualquer coisa, está sempre estressado? Preste atenção no seu prato de comida, provavelmente você está se alimentando mal, pode estar comendo em grande quantidade alimentos que geram agitação ou ingerindo cafeína em excesso e o seu humor, o seu ânimo ficam prejudicados. Equilibrar a alimentação pode trazer incontáveis benefícios para você.

 

7 – Bem estar familiar

Muitas mulheres têm procurado o nutricionista não apenas para cuidar da sua própria saúde, mas também da alimentação da família em geral. Segundo Lisiane Benetton, “na maioria das vezes essas mulheres têm algum sobrepeso e também estão preocupadas com a alimentação da família. É o filho que estuda, o marido que trabalha bastante, às vezes tem um avô ou avó que mora em casa e que é uma pessoa de outra faixa etária. E a gente tem que pensar que essas pessoas todas estão sentadas na mesma mesa, que as compras do supermercado são feitas para aquele grupo de pessoas e o nutricionista tem que individualizar a alimentação de cada um.”

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
3 Comentários em 7 motivos para procurar um nutricionista
  • paula beatriz disse:

    parabens,e tudo muito legal.
    para as pessoas que nao sabem se maquiar,pra elas e muito bom entrar no site e saber tudo sobre maquiagem.
    eu me chamo paula beatriz,gosto muito de maquiagem.
    vcs deveriam postar um video de uma pessoa se maquiando… brigado continuem assim…

  • monika disse:

    porque só se fala em emagrecimento?
    sabia que tem pessoas que querem engordar?
    eu sou uma delas, porem não consigo sair dos 58 kilos…
    fala sério, dá pra fazer uma dieta para engordar ou ta dificil?

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram