A importância do PapaNicolaou

Por 26 / 08 / 2011

Toda mulher precisa cuidar da saúde, e uma forma eficaz de fazer isso é realizando o PapaNicolaou. Exame ginecológico indolor que ajuda na prevenção de muitas doenças, como a DST (Doença Sexualmente Transmissível) e o câncer uterino. Aprenda de forma sucinta como prevenir e a importância desse exame.

 A importância do PapaNicolaou

 A importância do PapaNicolaou

A Ginecologista Luciana Crema explica porque fazer o PapaNicolaou e sua importância na prevenção de doenças.

A Ginecologista Luciana Crema explica qual o objetivo do exame. “É promover a prevenção do câncer do colo do útero por meio da detecção de lesões precursoras deste tipo de doença, em sua grande maioria associadas ao vírus HPV que são curáveis quando diagnosticadas e tratadas precocemente”.

O procedimento consiste na coleta de células do colo do útero que é analisado em laboratório. “Apesar de parecer complexo, é um exame indolor quando bem realizado”, esclarece a doutora. Mas..será que todas as mulheres podem fazer esse exame?

“Antes de eu ter vida sexual ativa já frequentava os consultórios, mesmo sendo virgem nunca tive problemas”, conta a atendente Carolina de 26 anos. “Nas virgens, por causa da presença do hímen, o procedimento de coleta feito com o popular “bico de pato” fica impossibilitado. Entretanto, existe um instrumento especial para uso em virgens”, diz Crema.

Segundo a médica mulheres virgens não estão expostas ao vírus HPV, dessa forma estão dispensadas do exame PapaNicolaou. “Para determinar se a mulher vai fazer a coleta ou não é a vida sexual ativa, pois aí existe o risco de adquirir uma DST. Porém, o importante é conversar sempre com o seu ginecologista, que saberá orientar na escolha da melhor conduta,” finaliza.

Enfim, esperamos que através dessas dicas vocês possam entender os motivos de fazer os exames periodicamente, assim, evitamos doenças e o melhor, prevenimos! Tem alguma dúvida? Deixe seu comentário que repassaremos diretamente a especialista para responder acerca de sua dúvida.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
1 Comentário em A importância do PapaNicolaou
  • Claudia disse:

    Adorei a materia , muito boa . é legal dicas como essa para mulheres sexualmente ativas. Beijos……

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram