Agarre seu emprego nas redes sociais.

Por 08 / 08 / 2011

De que forma você costuma se comunicar? Usa e-mail ou telefone para combinar um encontro com as amigas? Com certeza não imprime as fotos da última viagem e coloca num álbum para mostrar a todos. Ao invés disso, posta no Facebook, usa Twitter para divulgar o novo álbum e espera o comentário das amigas mais próximas.

Mas e para o trabalho, você também usa todas estas ferramentas? Muitas empresas já estão usando Facebook, Twitter e Google+ para recrutar novos funcionários e colaboradores.  Será que você usa a internet a seu favor? Já imaginou o que as empresas descobrem ou pensam de você ao consultar as mídias sociais?

Marinocencia de Freitas, consultora de RH da Águias do Saber Consultoria, conta que já desclassificou candidatas por encontrar erro de português graves nas trocas de mensagens no Facebook, “A menina estava se candidatando a uma vaga na área jurídica e pelo Facebook vi erros gravíssimos. Não dava para acreditar”, conta.

A consultora alerta para a falta de atenção que muitos profissionais têm em relação às mídias sociais e a internet como um todo. Para ela, este é um espaço aberto em que qualquer um pode ter acesso. Marinocencia ainda afirma que as empresas podem usar informações das mídias sociais como fator que influenciam diretamente na hora de concorrer a uma vaga de trabalho, “As informações disponibilizadas podem ser utilizadas para descartar currículos ou para desclassificar um candidato no processo de seleção”. E conta, ainda, que já há no mercado empresas especializadas neste tipo de pesquisa.

Já se vê, inclusive, casos de demissões por causa de declarações na internet. O mais famoso é o de uma servidora do Supremo Tribunal Federal que usou o Twitter da Supremo Corte para postar uma brincadeira em que perguntava quando José Sarney iria se aposentar, “Ouvi por aí: ‘Agora que o Ronaldo se aposentou, quando será que o Sarney vai resolver pendurar as chuteiras?’ “. Ele foi demitida na manhã seguinte.

Marinocencia deixa algumas dicas para não fazer feio na internet, e uma sugestão: já experimentaram colocar os seus nomes no Google?

Informações que devem ser destacadas:

– A participação em trabalhos voluntários;

– Você pode participar de comunidades ou Fan Pages de empresas e instituições que você concorde com os valores, ou admire as ações sociais e ambientais.

Comportamentos que devem ser deixados de lado:

– Comentários ou páginas que deixam claro qualquer tipo de comportamento negativo, tais como: racismo e referências a drogas, por exemplo;

– Evite participar de comunidades ou grupos como: Odeio o Meu Chefe, Detesto Acordar Cedo ou Trabalhar é Para Loucos;

– Evite fotos muito sensuais, com decotes, caras e bocas, excesso de maquiagem ou posições insinuantes;

– Algumas meninas gostam de postar fotos beijando vários meninos, demonstrando a falta de pudor, ou ainda com o objetivo de agredir os que julgam medíocres ou falsos moralistas. Para algumas empresas, isto pode parecer falta de equilíbrio emocional;

– Evite excesso de gírias e erros de português.

E vocês, tem outras dicas para compartilhar conosco? Sim? Deixe seu comentário logo abaixo e continue participando conosco do Sou Diva!

Por Nachali Dvulatk

 

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Agarre seu emprego nas redes sociais.
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram