Botulismo: Sintomas e causas

Por 23 / 08 / 2012

O que é o Botulismo e como acontece a intoxicação?

O Botulismo é uma intoxicação alimentar rara causada pela bactéria “Clostridium botulinum” que se apresenta em alimentos que são mal conservados  e com contaminações que vem do solo. Essa intoxicação pode ser fatal e levar a pessoa a óbito.

O Botulismo é uma toxina que pode levar a morte rapidamente, por isso, todo cuidado é pouco!

Os alimentos que foram contaminados no solo por esporos ultra resistentes são embalados em conserva dentro de latas fechadas, com o tempo o alimento se altera e tem inicio a produção das toxinas. Cuidado com as latas que aparecem estufadas de ar, elas podem estar contaminadas.

Quando a pessoa consome o alimento contaminado pela toxina ela é absorvida pelo intestino e entra imediatamente na corrente sanguínea. Ela age de forma muito agressiva paralisando os músculos, quando chega ao diafragma ela impede que a pessoa respire e pode levar a morte por asfixia.

Sintomas do Botulismo

Os sintomas da intoxicação ocorrida pela toxina botulínica costuma aparecer entre doze e trinta horas depois da ingestão do alimento contaminado. Entre os sintomas mais comuns estão:

  • visão dupla com dilatação da pupila
  • aversão à luz
  • dificuldade para articular as palavras
  • vômitos e boca seca
  • dificuldade para engolir
  • constipação intestinal
  • paralisia respiratória
  • retenção de urina
  • dificuldade motora

Tratamento para o Botulismo

O tratamento é feito através do soro antibotulínico. O soro irá impedir que a toxina entra na corrente sanguínea e se instale no sistema nervoso. A recuperação do paciente é lenta e depende de caso para caso.  O diagnóstico feito com antecedência é fundamental para a recuperação do paciente.

Não é muito comum a intoxicação pela toxina botulínica, mas ela esta presente em todo o mundo. Esse tipo de toxina pode aparecer com mais frequência em conservas caseiras, uma vez que as industrializadas passam por inúmeros processos até a sua conservação, mas todos os cuidados são necessários para evitar a contaminação que ocorre por alimentos mal conservados.

Por Bety Krause

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Botulismo: Sintomas e causas
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram