Cafeína: Vilã ou Aliada? As Vantagens e desvantagens de ingerir cafeína

Por 11 / 01 / 2012

Muito se fala sobre a ingestão de café e refrigerantes com cafeína, mas o que não sabemos é qual as vantagens e desvantagens de se ingerir a cafeína. Ele é um estimulante natural encontrado em sua grande maioria em café, chá e refrigerantes. A cafeína nos desperta e nos deixa alerta, até a pupila de dilatada aumentando a acuidade visual.

Cafeína: vilã ou aliada?
Cafeína: vilã ou aliada?

Vantagens da cafeína

Algumas pessoas utilizam a cafeína para manter se acordado, estudantes utilizavam muito em épocas de provas quando era necessário estudar até tarde. Os benefícios do café e da cafeína são muitos, pois ele nos protege de doenças como cirrose hepática, doença de Alzheimer, asma , cancro, cálculos biliares e alguns tipos de dores de cabeça.

O café é a bebida mais consumida no mundo, só nos Estados Unidos cerca da metade da população ingere café diariamente, mas vamos falar também dos riscos que o uso excessivo deste pode trazer para você.

Desvantagens da cafeína

Algumas desvantagens da cafeína são:  O uso abusivo pode baixar a taxa de açúcar no sangue e causar hipoglicemia, aumenta o colesterol, pode causar insônia e transtornos como ataques de pânico e ansiedade, pode causar aborto espontâneo, malformação do feto, e redução significativa do cálcio no organismo.

Café
Café

O que fazer se sou viciada em cafeína?

Muito bem, como uma apaixonada por café eu digo, reduza significativamente a quantidade de café a ser ingerida. Caso você seja uma daquelas pessoas que trabalha num ambiente onde há a cultura do cafezinho, diminua as xícaras de Café. Assisti , na televisão outro dia, um especialista falando que a dose de café permitida e saudável para o nosso organismo é de 3 xícaras diárias, nem uma a mais!

Cafezinho: a bebida mais conhecida do mundo
Cafezinho: a bebida mais conhecida do mundo

Outra dica válida para quem gosta de bebida quente é substituir o cafezinho por chá verde e chá mate que possuem cafeína mas em quantidade inferior. Você não precisa abrir mão do seu cafezinho, do refrigerante, mas diminua a quantidade a ser ingerida, neste meio tempo abuse dos chás naturais e da água, pois estes não possuem nenhuma desvantagem!

 

Seja o primeiro a comentar em Cafeína: Vilã ou Aliada? As Vantagens e desvantagens de ingerir cafeína
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram