Cirurgia Bariátrica – Beneficios e Malefícios

Por 10 / 04 / 2013

Nos últimos anos, especialmente na última década, tem-se ouvido falar muito sobre cirurgia bariátrica, ou simplesmente, redução do estômago. Sempre fui gordinha, desde que eu nasci e, segundo a minha mãe, o médico disse pra ela que eu sofreria problemas com peso ao longo da minha vida.

Benefícios e Malefícios: Cirurgia Bariátrica

cirurgia bariátrica

Será que vale a pena apelar para a cirurgia bariátrica? Você terá forças para emagrecer depois disso?

Sempre sofri preconceito (hoje conhecido com bullying) e a sociedade nunca foi minha aliada. Andava nas ruas e me olhavam como se fosse algum extraterrestre; no ônibus, as pessoas ficavam olhando para ver se eu iria conseguir passar na roleta… Enfim, inúmeros casos de constrangimento que um dia cessou.

Tinha feito todos os tipos de dieta – do sol, da lua, dos pontos, espírita, das frutas, etc – e não conseguia. E não porque eu era preguiçosa ou algo do gênero, mas não conseguia atingir aquele equilíbrio, ou a medida certa entre o certo e o errado. Não saia mais de casa, não aparecia mais nas fotos. Diria que foi o começo de uma depressão.

Eu nunca tinha pensado em passar por qualquer procedimento cirúrgico, mas em 2007 me vi perdida. No comecinho de agosto daquele ano, resolvi perguntar para a minha mãe o que ela achava da redução de estômago (eu já tinha ouvido falar de outrora, casos de sucesso que as pessoas chegavam a perder 60 kg!). Nós seguimos para o médico e começou uma intensa bateria de exames. “Liberaram” a cirurgia. Foi tudo muito rápido, e com consciência, em setembro fiz a cirurgia.

Antes e depois da cirurgia bariátrica

Desde esse dia, minha vida mudou muito, mas MUITO mesmo! Emagreci com saúde, comendo pouquinho, com moderação. Comecei realmente a sentir o sabor dos alimentos, e principalmente, o que para mim, era quase impossível. Comer seis vezes ao dia, de três em três horas.

Aprendi a ter prazer em escolher uma roupa bacana, a sair sem ter vergonha de ser olhada. A ser quem eu sou e ter orgulho por ter uma enorme batalha vencida. Hoje como de tudo. Mas em porções moderadas. Essa é a maior dificuldade de quem quer e precisa emagrecer: saber comer. Na verdade, a grande maioria acha que se cortar
carboidratos, doces, carnes, entre outros, será a solução, o que ajudaria muito, confesso, mas uma vez ou outra, não há problemas.

Eliminar 50 kg (não digo perder, porque como já dizia o ditado “quem perde, acha”) foi transformador. Diminuir 10 números de roupas então, nem se fala! Uma vitória emocionante! É comum pacientes desenvolverem problemas de anemia, por isso o acompanhamento médico é essencial. Acompanhamento terapêutico também é recomendado, pois a redução de peso é tão transformadora que a pessoa tem que permanecer com os pés no chão, sem muito deslumbramento. Envolve questões de identidade, descobertas, aceitação. Hoje tomo vitaminas diariamente, faço exames regularmente e acompanhamento também. A cirurgia bariátrica, como todos os procedimentos cirúrgicos de grande porte, tem seu risco, 0,5%, isto é, 1 morte a cada 200 cirurgias.

Mas não nos impressionemos, uma vez que as histórias de sucesso são bem maiores que essa porcentagem! Portanto, a cirurgia para tratamento da obesidade (muitas vezes classificada como mórbida) deve ser bem avaliada pelo paciente e familiares, que devem estar cientes dos riscos, das complicações, mas principalmente pela opção de melhorar a qualidade de vida.

MARIA RITA CAMARINI
Quer saber mais, tem dúvidas? Envie-me um e-mail: mrcamarini@gmail.com

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
2 Comentários em Cirurgia Bariátrica – Beneficios e Malefícios
  • ótimos benefícios, a cirurgia bariátrica , recomendo, pois já fiz, e minha vida mudou,

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram