Como fazer uma maquiagem natural?

Por 12 / 08 / 2011

Ainda é inverno, mas as tendências de moda e beleza para o próximo verão já estão presentes em diversos sites, blogs, revistas e programas de TV que falam sobre o assunto. Depois dos tons escuros da estação mais fria do ano, chega a hora de desfilar por aí com uma maquiagem natural, livre de exageros. Que tal aprender agora a ficar na moda e ainda conquistar uma pele sem manchas usando alguns truques de maquiagem?

Como fazer maquiagem natural?

Segundo a maquiadora e produtora Camila Ruppenthal, é importante manter a pele limpa e hidratada antes de iniciar a maquiagem, que deve começar pela base. “A base é escolhida conforme a tonalidade e o tipo de pele de cada pessoa. A melhor forma de saber o tom correto é comparar o cosmético com a pele”, explica a especialista.

Então, não caia na tentação de comprar uma base por catálogo, se você não puder experimentá-la antes em seu rosto. O risco de errar a tonalidade é grande, uma vez que as cores dos produtos podem sofrer distorções em materiais impressos. A dica de comparar o tom do produto com o da pele também vale para o corretivo e o pó. No entanto, o corretivo deve ser um tom mais claro que a pele.

maquiagem natural como fazer

Para aplicar os cosméticos, Camila indica o uso de pincéis, ressaltando que existem modelos diferentes e que cada um tem uma função específica. “É a melhor maneira, sem dúvida. Hoje, encontramos marcas populares com pincéis maravilhosos”, afirma. A maquiadora ensina que os produtos devem ser aplicados com movimentos circulares por todo o rosto, inclusive no pescoço e nas orelhas para evitar diferenças de tonalidades.

O ar de saúde é garantido pelo blush, que, de acordo com Camila, pose ser aplicado em forma de gota, redesenhando as maçãs do rosto. A escolha da cor do produto está relacionada mais uma vez com a tonalidade da pele de quem recebe a maquiagem: “Pessoas de pele branca ficam mais bonitas com tons de rosa. Já as morenas devem preferir os tons de pêssego. Negras podem ousar no blush bronze e devem evitar os rosados”, completa.

Olhos em destaque

Os olhos também merecem destaque na produção. Para a maquiadora, a máscara incolor para cílios confere aparência mais natural. Entretanto, as máscaras com efeito alongador são liberadas para aquelas que gostam de incrementar a maquiagem. “Loiras e ruivas podem abusar do rímel marrom”, conta. Camila também afirma que não utiliza sombras em maquiagens para o dia a dia, mas dá algumas dicas para as mulheres que quiserem complementar o make: “Tons de marrom e rosa ficam melhores em peles claras. As negras podem usar o ocre, o laranja e o champanhe. A pele morena permite diversas cores, como o verde, o marrom, o preto e o lilás”.

Por fim, o batom em tonalidades neutras arremata o look natural. “Existe um teste cromático, elaborado pelo visagista Philip Hallawell, que ensina passo a passo como descobrir se sua pele combina com tons frios ou quentes. De modo geral, loiras ficam bem com batons rosados. As morenas podem utilizar batons nas cores uva, vinho e em tons acobreados. As negras devem preferir os tons de marrom e os alaranjados. Já as ruivas combinam com os vermelhos e acobreados”, conclui a profissional.

Aprenda a fazer maquiagem natural em vídeo

Lembre-se que a maquiagem natural é suave e discreta, mas não deixe de removê-la no fim do dia. Antes de dormir, lave bem o rosto para retirar os produtos e as impurezas que se acumulam sobre a pele. Assim, você evitará o envelhecimento precoce e acordará com a pele renovada para receber uma nova maquiagem no dia seguinte.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
3 Comentários em Como fazer uma maquiagem natural?
  • giovanna disse:

    adorrei vou fazer

  • Aline disse:

    Amei as dicas,mais tenho mta olheira,toda make fica “estranha” bju

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram