Como perder 10 kg com a Dieta dos Pontos

Por 11 / 03 / 2016

Como perder 10 kg com a Dieta dos Pontos? Sucesso entre os famosos, essa dieta criada na década de 1960, pelo Doutor Alfredo Halpern, é conhecida por auxiliar na perda de peso sem fazer muitas restrições ao cardápio.


dieta dos pontos

Ao contrário das dietas rigorosas, nas quais você fica proibido de consumir muitos itens aos quais está acostumado, na Dieta dos Pontos você pode emagrecer comendo de tudo (sem exageros, é claro), podendo chegar mais facilmente ao corpo desejado.

Como perder 10 kg com a Dieta dos Pontos

Como funciona a Dieta dos Pontos? Ela consiste em um programa de reeducação alimentar baseado em um sistema de pontos, no qual cada alimento recebe uma pontuação, de acordo com a quantidade de calorias que ele tem (em geral, cada ponto equivale a 3,6 calorias).

Usando esse sistema de pontos para emagrecer, é criada uma tabela com a pontuação máxima que você pode consumir a cada dia. A partir daí, basta controlar esses pontos e criar um cardápio balanceado, de preferência com a ajuda de um nutricionista, que permita comer de tudo e perder peso, ao mesmo tempo.

Para quem tem o objetivo de perder 10 kg, a dica principal é evitar certos alimentos, como os industrializados e os itens ricos em gorduras trans, por mais que essa dieta não tenha qualquer restrição.

como-fazer-a-dieta-dos-pontos

Além disso, vale ficar atento à qualidade dos alimentos, dando preferência aos mais saudáveis, pois assim você evita carências nutricionais que podem surgir se der atenção somente à quantidade de alimentos ingeridos.

Pontuação diária recomendada

Como calcular a pontuação da Dieta dos Pontos? Para saber quantos pontos você pode “comer” por dia, é preciso levar em conta fatores como peso, sexo, idade e altura, para estimar a sua taxa metabólica basal (TMB). Sedentarismo, nível de atividades físicas praticadas e IMC (índice de massa corpórea) são outros fatores que influenciam no cálculo desses pontos.

Ou seja, a pontuação diária recomendada varia de pessoa para pessoa, e também depende da quantidade de quilos que você deseja perder (para perder 4 kg em um mês, por exemplo, uma mulher de 30 anos de idade, que pesa 70 kg, mede 1,60m de altura e é sedentária, a quantidade de pontos fica em torno de 330 pontos por dia).

Dicas para fazer a Dieta dos Pontos

Para fazer a Dieta dos Pontos funcionar e você perder os 10 kg desejados, é fundamental ser bastante rigoroso no controle diário da pontuação dos alimentos. Uma opção interessante é criar um diário alimentar, anotando tudo o que você comeu e somando os pontos.

Dieta-dos-Pontos-1

Assim, fica mais fácil controlar quantos pontos você “comeu” no almoço e no jantar, por exemplo, permitindo saber quantos pontos ainda restam na sua cota diária. Também é interessante acompanhar o seu peso semanalmente, para saber quantos quilos perdeu, e dependendo do resultado, pode ser necessário fazer ajustes na tabela da dieta dos pontos.

Caso tenha ultrapassado a cota de uma determinada refeição, compense comendo menos, na refeição seguinte, e não se esqueça de mastigar bem os alimentos. Outra dica é combinar a dieta com atividades físicas regulares, já que isso pode acelerar a perda de peso.

 

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
3 Comentários em Como perder 10 kg com a Dieta dos Pontos
  • Estevao Silva disse:

    como emagrecer 3,5 kg por semana

  • Estevao Silva disse:

    qual o nome do medicamento para emagrecder 3,5 kg por semana

  • Ma Turis disse:

    Boa tarde

    Admirei muito este blog.

    Cumprimentos!

    Mariana Turis Jornal Netshoes

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram