Customizando vestidos com renda: Como fazer

Por 23 / 08 / 2013

Vamos “recuperar” um vestido? O verbo adequado na verdade é reciclar um vestido e deixá-lo mais charmoso e moderno. Quer saber como? Muito melhor, nós vamos ensinar o passo a passo de como customizar um vestido com renda. Na realidade, vamos ensinar algumas técnicas que vão lhe ajudar a customizar o vestido, nessas técnicas, usamos a renda, mas você pode soltar a sua imaginação.

customizando vestidos com renda

Vestidos lisos são perfeitos para customização com renda.

Customizando vestidos com renda

Separamos algumas dicas para customizar diferentes partes do vestido, escolha qual você deseja e fique atenta para todos os detalhes, ainda, para melhor lhe ajudar.

Vamos fazer um vestido usando a renda como a parte interior do vestido.

Escolha uma peça com a saia mais ampla e curtinho.  Se o vestido for colorido, escolha uma renda na cor que tem maior destaque na estampa. Tire a medida da saia do vestido e depois crie uma barra de renda de mais ou menos 10 centímetros de largura na mesma medida.

vestido_renda_m_l_detalhe_nas_costas_2

Depois é só costurá-la por dentro do vestido, deixando metade da barra de renda para fora. Esse modo de customizar o vestido com a renda, serve também para aumentar o comprimento da peça, caso você a considere muito curta.

Você também pode usar a renda na parte superior do vestido, por exemplo, fazendo uma parte nas costas da peça.

vestidos customizandos de renda nas costas

Para não errar, corte um quadrado em um papel branco, depois coloque-o sobre o vestido, nas costas, partindo logo abaixo da linha da altura dos ombros, bem no centro. Use um lápis para marcar o contorno.

Depois use a tesoura e corte bem na marca feita com o lápis. O corte tem que ser perfeito para não ficar fios ou aparência desleixada. Terminado o corte ficará um “buraco” obviamente no lugar e será bem nele que você irá acrescentar a parte de renda.

vestidos de renda nas costas

Use o mesmo molde sobre a renda que será usada para customizar o vestido, mas não corte exatamente do mesmo tempo, corte com pelo menos 1 centímetro a mais em cada lado (para costura).

Depois é só costurar o pedaço de renda que foi cortado no “buraco” que ficou no vestido, neste caso, é preciso fazer a costura usando uma máquina, e pronto, você terá uma peça mais charmosa.

Outra alternativa é colocar a renda no lugar da manga do vestido ou criar uma manga com a renda.

vestidos de renda nas mangas

Neste terceiro caso, se você não é muito íntima da máquina de costura terá que pedir auxílio a uma costureira, para colocar a manga em um vestido será necessário descosturá-lo primeiro e depois costurar com o novo pedaço. Mas, vale muito a pena, se você quiser transformar um simples “pretinho básico” em um elegante vestido com manga de renda para noite.

É isso, são várias dicas simples que podem lhe ajudar a customizar seu vestido com renda e transforma-lo para arrasar, caso tenha dúvidas, procure uma costureira que certamente não cobrará muito para reformar seu vestido. Afinal, nada melhor do que economizar não é mesmo? Sobra mais para comprar o sapato, concordam?

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
1 Comentário em Customizando vestidos com renda: Como fazer
  • Ana Paula Santos disse:

    Nossa adorei todos os vertidos….

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram