Preço da Cirurgia Bariátrica

Por 15 / 08 / 2011

Qualquer tipo de cirurgia ou procedimento cirúrgico não sai barato. A cirurgia bariátrica não faz diferente. Chega a custar entre R$ 7.000,00 e 17.000,00 dependendo do tipo de cirurgia (as três mais conhecidas são: Bypass em Y de Roux, Banda Gástrica e Balão Gástrico).

Preço da Cirurgia Bariátrica

Preço da Cirurgia Bariátrica

Porém, de acordo com o STJ, o plano de saúde é obrigado a pagar a cirurgia se o paciente já apresentava obesidade mórbida quando assinou o contrato. Por lei, todos os Planos de Saúde contratados a partir de 1999 devem cobrir esse tipo de procedimento cirúrgico, bem como a(s) posterior(es) cirurgia(s) plástica(s) e reparatória(s), afim de remover excesso de pele. Para o bem da verdade, é uma cirurgia para tratamento de obesidade mórbida e não simples caráter de fins estéticos.

preço da cirurgia bariátrica

Entretanto, o paciente deverá obedecer alguns pré-requisitos para que a seguradora do plano aceite realizar este tipo de cirurgia. Para maiores informações, leia a Resolução CFM nº 1.766/05. (Disponível em: http://www.portalmedico.org.br/resolucoes/cfm/2005/1766_2005.htm).

É possível também, e um direito do cidadão, ter atendimento gratuito hospitalar (SUS), mas a fila de espera é longa! O hospital irá fornecer todos os dados necessários para que se torne um candidato à cirurgia, lembrando que é preciso ter IMC maior ou igual a 40 para a Gastroplastia.**

É extremamente importante seguir todos os procedimentos pré e pós-cirurgia, como a preparação e a adaptação de uma nova rotina. É comum pacientes voltarem ao médico para uma nova endoscopia ou uma reparação no anel (quando o tipo cirúrgico inclui o anel). Compete ao paciente fazer tudo direitinho, uma vez que as seguradoras, em geral, demoram em seus processos e são completamente burocráticos.

Veja também: Benefícios e Malefícios da Cirurgia Bariátrica

Podemos citar que ainda há pequenos custos no pós-cirúrgico, como a compra de complexos polivitamínicos, vitamina B12 e cálcio (mais comuns)

** O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido como padrão internacional para avaliar o grau de obesidade. O IMC é calculado dividindo o peso (em kg) pela altura ao quadrado (em m).

Por Maria Rita

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Preço da Cirurgia Bariátrica
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram