Dê uma chance aos cachos!

Por 31 / 08 / 2011

A história é quase sempre assim: a menina nasce com cabelos cacheados, passa a infância inteira de rabo de cavalo, testa todos os tipos de alisamentos que existem ao longo da adolescência e chega à fase adulta já sem esperanças de poder deixar suas madeixas ao natural. A boa notícia é que é possível mudar este ciclo e ostentar belos cachos definidos com alguns cuidados simples e dedicação.

Dê uma chance aos cachos!

Dona de cabelos cacheados, a administradora Rosana Jesuíno Queiroz tornou-se colaboradora do blog Encaracoladas, idealizado pela fotógrafa gaúcha Daiane Daros com o objetivo de compartilhar experiências de como cuidar dos próprios cachos. Para Rosana, a rotina de quem tem cachos deve incluir hidratações semanais e dar preferência a produtos que possuam na fórmula óleos botânicos, proteínas, lanolina e outras substâncias emolientes. “Eu, particularmente, evito silicones e parafinas, que encapam os fios e impedem a real hidratação. Também evito os sulfatos (detergentes presentes na maioria dos shampoos), que limpam ressecando os fios”, explica.

O corte de cabelo também é determinante na valorização dos cabelos cacheados. Segundo Rosana, é importante cortar os cabelos secos, uma vez que, ao molhá-los, os cachos mudam de forma. “Cortando a seco, o formato do cacho é respeitado e você evita surpresas em relação ao tamanho”, conta.

Mesmo não sendo cabeleireira, Rosana aprendeu por meio de pesquisas e testes em seus próprios cabelos alguns macetes valiosos para facilitar o dia a dia no trato dos cachos. Se a dúvida é o que fazer para acordar com os fios em ordem, ela ensina: “Na hora de dormir, o ideal é fazer um rabo de cavalo no alto da cabeça com um elástico frouxo. Outra dica é usar uma fronha de cetim no travesseiro”. E quanto ao secador? Quem tem cabelos cacheados deve usá-lo de que maneira? Rosana explica: “Use um difusor para ajudar na definição dos cachos e alterne ar quente e frio. Neste caso, o uso de mousse modelador potencializa o efeito”.

Dê chance aos cachos

Rosana comprova em suas declarações muitas das técnicas difundidas pela cabeleireira americana Lorraine Massey, autora do livro “Curly Girl”, criadora de uma festejada linha de cosméticos para cabelos cacheados e sócia do salão Devachan, em Nova York. A especialista é referência no que diz respeito aos cuidados com os cachos e já influenciou muitas mulheres ao redor do globo a assumirem suas mechas encaracoladas. Se você teve uma história de vida parecida com aquela narrada no início do texto, que tal se inspirar em Rosana e Lorraine e dar uma chance aos cachos?

Por Juliana Ribeiro Pinho Rodrigues

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
4 Comentários em Dê uma chance aos cachos!
  • Lucy Viana disse:

    A Rosana é mesmo minha Diva de dicas dos cachos, tudo que faço nos meus (ou quase tudo, rsrs) é por indicação dela! Uma linda, super simpatica e de cachos lindos e brilhantes!

    Amei te ver aqui Rô!

    Beijos

    • Rosana disse:

      Lucy,

      Você é uma querida. Muito obrigada por ser uma inspiração para você.

      Beijo grande e feliz de te ver por aqui também.

      Aproveito para parabenizar pelo blog, matérias muito bem escolhidas, bem redigidas. Tudo de bom. Fiquei fã.

      • Aline disse:

        Rosana,

        Visitei o Encaracoladas e adorei, amei mesmo…Pude percebe que você é de Fortaleza assim como eu, e no momento estou precisando de uma dica sua…Existe algum salão de beleza que tenha um profissional que saiba corta cabelos cacheados, porque todos que vou só querem alisar e nunca acertam o corte.

  • Danubia disse:

    olá!!
    acabei de encontrar esse blog. to desesperada por que fiz progressiva mas na verdade to louca para começar a deixar meus cachos virem atona rsrs. vi que os produtos daves e bom onde consigo comprar e aui no brasil tem alguma marca que venda tb produtjs os que ativem os cachos em cabelo com quimica(no caso fazer ondulaçoes frizamentos) aguardo anciosa a rsposta bjs sucesso

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram