A depressão te coloca pra baixo? Aprenda a vencê-la

Por 02 / 08 / 2011

Não estou com vontade de sair hoje. Já amanheceu e nem a janela foi aberta. Levantar da cama parece um sofrimento, por isso as horas passam e eu adio o momento de pôr os pés no chão. O que o dia tem de bom? Melhor fechar os olhos e ficar no conforto de um sono que já passou faz tempo, mas que continua me acolhendo dos meus medos.

Do outro lado…

Isso é preguiça, é falta do que fazer, ela não tem vergonha na cara.

O diagnóstico

Quando nada te alegra, seus pensamentos são sempre negativos e a rotina passa a ser um fardo do qual você se esconde, o sinal de alerta precisa ser ligado. A depressão pode atingir a qualquer um independente da idade ou classe social, mas as mulheres apresentam um risco duas vezes maior do que os homens.

O remédio

Detectado o problema, é hora de agir. Vamos simplificar e deixar dicas úteis e possíveis de serem executadas no dia a dia.

– Abra a boca

Os alimentos influenciam diretamente no seu humor. Para frutas, dê preferência à banana, laranja e uva, mas todas as outras estão liberadas. Evite café e refrigerantes.

– Saia correndo

A ideia é fazer exercício físico, mesmo que seja a corrida no quarteirão. Comece com 20 minutos e três vezes na semana, depois aumente o ritmo.

– Olhe para o sol

A tendência de quem tem depressão é ficar em locais escuros, mas faça um esforço para ver o pôr do sol. Estudos indicam que acompanhar os últimos raios solares pode acionar no cérebro uma substância semelhante à serotonina – responsável pelo humor.

– Escreva para um querido… diário

Escrever sobre suas angústias ajuda a controlar e vencer o medo. Há pesquisas que mostram que o estado psicológico das pessoas que escrevem todos os dias durante 20 minutos sobre suas emoções mais dolorosas apresentam melhora impressionante depois de apenas 4 dias.

E para utilizar o tempo de forma inteligente, algumas dicas de leitura.

Lutando Contra a Depressão

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Terapia do Alto-Astral

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Você Decide Como se Sente: o Poder da Escolha Emocional

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que achou? Tem mais sugestões de livros para ajudar a deixar a depressão de lado? Deixe seu comentário logo abaixo e participe conosco.

 

Larissa Freire

Jornalista inquieta por escrever e compartilhar informações. Queria ter estudado a área de saúde, mas percebeu que seria bem mais interessante estudar uma forma de comunicação que pudesse informar sobre saúde e tudo isso toma forma através dos textos.

Confira todos os artigos de AUTOR
1 Comentário em A depressão te coloca pra baixo? Aprenda a vencê-la
  • […] É verdade que o choro pode chegar aos nossos olhos algumas vezes, afinal somos feitos de sentimentos – toda a complexidade deles – mas não se deixe abater por muito tempo, nem a depressão se apoderar de você – leia aqui artigo sobre como sair da depressão. […]

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram