Diet, light ou zero: qual a diferença mesmo?

Por 01 / 09 / 2011

Quem é que nunca parou em frente à prateleira do supermercado e ficou em dúvida se levava o produto na versão diet, light ou zero? São tantas opções que sobram questionamentos sobre o qual é o ideal. Porém, existem diferenças fundamentais entre eles.

Diet, light ou zero

diet, light ou zero

Os produtos diet foram pensados para pessoas que tenham alguma restrição alimentar, como os diabéticos e os celíacos. São alimentos que não possuem um dos componentes nutricionais existente na versão original, por exemplo, açúcar e/ou proteína e/ou gorduras. Mas não basta que venha impresso na embalagem a palavra diet, é preciso especificar no rótulo qual substância foi retirada ou substituída. Esses não são os mais indicados para quem quer perder peso, pois podem ter valor calórico maior que aqueles que contêm açúcar.

Já os alimentos light, são os mais indicados para quem quer emagrecer, está fazendo controle de peso ou simplesmente cuida da alimentação. Light pressupõe um produto mais leve, ele tem pelo menos 25% menos calorias, açúcar, gordura ou sódio que o seu original. Mas é preciso ficar atento ao rótulo porque nem todo alimento light é próprio para perda de peso. Em certos alimentos a redução calórica é muito pequena.

O termo zero é o mais novo entre os três e não possuem muita diferença quando comparado com os produtos diet. Os alimentos zero também apresentam restrição ou isenção de algum nutriente, porém, possuem menos calorias que o produto tradicional. O exemplo mais comum que encontramos no supermercado são os refrigerantes.

Viu como há diferença entre os produtos. Agora, na próxima vez que for ao supermercado você já sabe para que cada um e poderá acertar na escolha do melhor para o seu perfil, se é o diet, light ou zero.

Por Stéphanie Mulder Perrone

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Diet, light ou zero: qual a diferença mesmo?
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram