Dieta do Dr. Atkins

Por 26 / 08 / 2011
A Dieta do Dr. Atkins foi um método  desenvolvido por Robert C. Atkins nos anos 60 e publicado num livro em 1972. A dieta foi muito criticada por recomendar ingestão de gorduras saturadas de origem animal e reduzir radicalmente a ingestão de carboidratos especialmente os de índice glicêmico alto.

Benefícios da Dieta do Dr. Atkins

Dieta do Dr. Atkins
A dieta ganhou popularidade e ficou ainda mais polêmica em fins dos anos 90 quando explodiu o aumento da epidemia de obesidade pelo mundo todo, afetando principalmente os países mais desenvolvidos e atualmente está também se alastrando também pelos países mais pobres.
O programa da dieta do Dr. Atkins possui 4 fases:
Piramide do Dr. Atkins
1-Fase de Indução
2-Fase da perda contínua de peso
3-Fase de pré-manutenção
4-Fase de manutenção

Indução

Dura em torno de 2 semanas e tem o objetivo de forçar o corpo a entrar no processo de cetose rapidamente, limitando o consumo de carboidratos a 20 gramas por dia. Nessa fase é onde ocorre a maior perda de peso (3 a 4 kg). Nessa fase estão liberados carnes, queijos e outros produtos ricos em gordura enquanto apenas os vegetais com baixo teor de carboidratos são permitidos, como brócolis, tomate e alface, mesmo assim limitados a 3 porções pequenas por dia.

Perda de Peso Contínua

Nessa fase, a ingestão de carboidratos pode ser aumentada em 5 gramas por dia e dura até que o peso esteja em torno de 5 kg acima do desejado. O objetivo dessa fase é determinar qual a quantidade de carboidratos máxima que faz com que você perca peso.

Pré Manutenção

A ingestão de carboidratos é aumentada até que se determine a quantidade que faça com que a pessoa não ganhe peso.

Manutenção

Fase que incentiva a pessoa a manter os hábitos alimentares das fases anteriores e dura pelo resto da vida, com possibilidade de voltar às fases anteriores caso necessário.

A dieta de Atkins tem suas vantagens e desvantagens, a vantagem é porque permite uma eficaz e rápida perda de peso sem passar fome através de uma dieta pobre em hidratos de carbono.

É reconhecida entre diversas dietas populares, a mais eficaz, pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, EUA, tal como foi publicado no The Journal of the American Medical Association de 6 de Março, 2007.

Desvantagens da Dieta do Dr. Atkins

A desvantagem dessa dieta é que apesar de vários especialistas que defendem esta dieta sabem que é uma dieta das mais perigosas para a saúde humana. Segundo eles, não está devidamente testada no longo prazo desconhecendo-se os efeitos para a saúde. A falta de fibra na dieta de Atkins pode levar a um aumento do risco de algumas doenças, como o cancro do cólon, enquanto a ingestão restrita de laticínios, frutos e legumes pode levar a deficiências de cálcio, vitaminas B, vitamina C e alguns sais minerais como o ferro.

Alimentos permitidos:

alimentos da dieta dr atkins

Carnes, aves, peixes, verduras e frutas são muito bem-vindos. A dieta também libera o consumo de ovos e carnes de porco, como o bacon.

Alimentos proibidos:

Todos os derivados de hidratos de carbono são expressamente proibidos. Arroz, pão, massas, farinhas, açúcar, bolo, além das leguminosas como ervilha, milho, lentilha, grão-de-bico. Queijos, leite e derivados também devem ser cortados do cardápio.
 

Obs: Lembre-se antes de fazer qualquer dieta consulte seu médico ou nutricionista.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Dieta do Dr. Atkins
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram