Divas Anônimas: Sandra Simões

Por 11 / 09 / 2011

O que faz de uma mulher diva? Até quando ela é uma mulher comum e a partir de qual atitude ela entra para a categoria de diva? Para Sandra Simões, essa transição foi bem clara. Sandra era uma psicóloga que abandonou a carreira para cuidar dos dois filhos, vivia em Perdizes e passava as tardes entre encontro com amigas e idas ao shopping. Nada disso mudou, mas ela resolveu fazer algo a mais. A partir de 2006, Sandra tornou-se voluntária no preparo de refeições na Paróquia São Domingos, a qual já costumava freqüentar.  Ela declara que não é incrível na cozinha, mas foi nessa área que enxergou a possibilidade de melhorar a vida de algumas pessoas, que muitas vezes atravessavam a cidade para ganhar o “sopão”, única refeição diária de alguns.

Mas ainda não era o bastante para Sandra, ela queria dar uma oportunidade concreta para aqueles cidadãos. “Pra mim, saciar a fome física daquelas pessoas estava sendo muito pouco. Foi aí que eu pensei que o alimento tem uma força muito grande. Por causa dele, aquelas pessoas se locomoviam de lugares tão distantes. Por que não descobrir uma habilidade com o alimento? E por que não fazer desta habilidade uma ferramenta de trabalho? Mas aí eu precisava de um motivo concreto para convencê-los de que seria importante que viessem sempre, que comparecessem à paróquia não só para buscar a refeição. Tive a ideia do livro, afinal, um livro mexe com a auto-estima das pessoas”, explica Sandra.

O livro Gastronomia Solidária é um registro do projeto que Sandra criou para a comunidade: chefs brasileiros renomados se revezaram em aulas para ensinar receitas aos participantes do projeto.  Dentre os professores, estão Ana Luiz Trajano, Carlos Ribeiro, Dijanira Trindade, Ida Maria Frank, Lúcia Velloso Verginelli, Paulo Pereira, Rodrigo Oliveira e Benê. Sandra não tinha contato com chefs conhecidos, e foi com a convicção de quem acredita na capacidade de um projeto que ela conseguiu atraí-los. “Na maioria das vezes eu conseguia um contato, nem que fosse só o telefone da recepção do restaurante, e aí eu ia tentando, insistindo e acabou saindo melhor do que o previsto. Com a cara e a coragem eu ligava pedindo uma aula na Paróquia São Domingos”.

Rosangela Fernandes (aluna) e Sandra Simões

Lançado em 2008, o livro foi um sucesso de vendas e com o dinheiro arrecadado, Sandra alugou uma casa em Perdizes para continuar com a idéia. A partir do ano seguinte, o Gastronomia Solidária se consolidou como projeto de inclusão social. Diva que é diva quer sempre ir além, e Sandra convidou alunos do curso de psicologia da PUC para auxiliar os participantes do projeto com um trabalho psicológico, já que muitos deles vivem em situação de rua. “É um prazer tamanho que eu sou incapaz de mensurar isso. É incrível acompanhar o resgate da auto-estima e autoconfiança dessas pessoas. É um prazer gigante saber que é possível intervir de uma maneira preventiva na vida de alguém que não tem expectativas com si próprio. Uma vida que você consegue recuperar já é muito”.

Além do sucesso na vida dos participantes, o livro Gastronomia Solidária colheu outros frutos e em março ganhou o prêmio de melhor livro em responsabilidade social no Gourmand World Cook Books Awards, o Oscar da literatura gastronômica.

Apesar de todos os êxitos, Sandra mantém com dificuldade a casa em Perdizes, mesmo usando todo o dinheiro da vendagem do livro e das aulas particulares que acontecem no espaço. Para as divas que quiserem comprar o livro, saber mais sobre esse projeto incrível e ajudá-lo de alguma forma, basta acessar o blog http://gastronomiasolidaria.blogspot.com.

Nesse vídeo, Sandra fala um pouco sobre o projeto.

http://www.youtube.com/watch?v=ixBKK378ijw

Natália Torres.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Divas Anônimas: Sandra Simões
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram