Divas e o mercado de trabalho

Por 05 / 09 / 2011

Há tempos, nós mulheres, lutamos por igualdade de direitos, maior liberdade de expressão e dissociação do antigo estereótipo de submissão feminina, ou seja, do questionável “posto” de escrava do lar queremos nossa parcela no mercado de trabalho. Nós, divas que somos, apenas queremos ser tratadas com respeito e sermos reconhecidas pelo nosso esforço, seja ele direcionado para os deveres do lar ou para o ambiente profissional.

Divas e o mercado de trabalho

São muitas as divas deixando os afazeres domésticos para adentrar no mercado profissional, é fácil perceber isso todos os dias durante o caminho de ida e volta para o trabalho. São mulheres batalhadoras que ocupam os mais diversos cargos e hierarquias profissionais, porém, que ainda ganham até 36,2% a menos que homens ocupando a mesma posição, segundo estudo do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) publicado no site G1 em março deste ano.

Segundo esse mesmo estudo, nós aumentamos nossa participação no mercado de trabalho, o que podemos encarar como um ponto positivo que indica uma maior aceitação da presença feminina no mundo corporativo. Hoje, já podemos ser chefes e empresárias, além de ocupar diversos cargos antes considerados apenas masculinos. Engenheiras, Médicas, Advogadas, Frentistas, Pilotos, Mecânicas, Eletricistas, Caminhoneiras, Analistas de Sistema, e por aí vai a infindável lista de áreas onde já marcamos presença e lutamos para deixar de lado o preconceito e mostrar que somos tão capazes quanto nossos colegas do sexo masculino.

Enfim, apesar de ainda nos restar muita luta antes de apagar todas as marcas de um passado machista, nós não desanimamos, continuamos estudando, nos capacitando e trabalhando duro, sem deixar de lado nosso toque feminino, porque afinal, somos divas! Não é mesmo?

Raquel Lira

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Divas e o mercado de trabalho
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram