Divas Anônimas: Anna Barros

Por 20 / 08 / 2011

Todas nós sabemos, mais do que ninguém, que para ser diva, não precisa ser famosa, né? E num país tão grande e plural como o Brasil, o que não falta são divas anônimas.

Anna Barros

Anna Barros

Anna Barros é uma senhora de 79 anos. Tem três filhos e quatro netos. Assim como eu, você também deve ter pensado que, como a maioria das mulheres nessa situação, provavelmente ela já é aposentada e leva uma vida bem tranqüila, certo? Errado! É a partir daí que Anna começa a se diferenciar e entrar para a categoria de diva.  E por que ela é diva?

Anna não só é extremamente ativa em seu trabalho, como é uma das principais artistas digitais brasileiras. Isso mesmo, ela é uma senhora de 79 anos, cuja principal ferramenta de trabalho é o computador. Sua trajetória é extensa e bem diversificada, e inclui desde dança, até estudos na Otis Art Institute, em Los Angeles e pós-doutorado em comunicação e semiótica.

Atualmente Anna é artista multimídia, curadora e autora. Como artista, o principal elemento de seu trabalho é a luz.

Ela foi a primeira brasileira a fazer da luz como fenômeno sujeito e objeto em suas obras. No início, a artista trabalhava em instalações, utilizando a luz como matéria aplicada à ambientes. Mais tarde, Anna passou a explorar a imaterialidade da luz em animações computadorizadas. “Eu sou sempre a mais velha, com o trabalho mais novo”.

Claro que ela não parou por aí, e há cinco anos começou a pesquisar sobre nanotecnologia, e realizou, em 2008, a curadoria da exposição “Nano, poética de um mundo novo”. Este ano, Anna deu o curso “NANOARTE: Um novo mundo para a criação de trabalhos de arte”, primeiro curso de nanoarte do Brasil. E a agenda continua cheia: no início de setembro, ela participará do 5º Simpósio de Arte Contemporânea: Poéticas Digitais, na Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. Depois leva seus trabalhos sobre nanotecnologia para a Bahia, e em seguida Brasília, onde montará uma exposição do Museu da República.

Com esse pique todo, Anna Barros é um exemplo de que uma diva nunca se aposenta. E que à medida que o tempo passa, não recuando diante dos desafios, é possível se reinventar e ousar.

As animações de Anna Barros podem ser vistas em seu canal do youtube (youtube.com/annamcbarros). Informações sobre suas pesquisas e trabalhos no site annabarros.art.br.

Natália Torres.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Divas Anônimas: Anna Barros
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram