Divas Anônimas: Camila Araújo Alves

Por 29 / 08 / 2011

Nossa diva de hoje é uma batalhadora. Camila Araújo Alves tem 21 anos, é estudante, estagiária de arte no Centro Cultural Banco do Brasil e deficiente visual. Camila ficou cega aos 15 anos, vítima de retinose pigmentar, doença genética que provoca a degeneração da retina. A partir daí sua vida foi modificada completamente e Camila só saía de casa para ocasiões extremamente necessárias.

Divas Anônimas: Camila Araújo Alves

Mas isso mudou há nove meses, com a chegada de Pucca, uma cão-guia da raça Golden Retriever. Antes de ser treinada, Pucca era uma cachorra de exposição, mas seu temperamento afetuoso e obediência a levaram à nova função. Seu antigo dono a doou para a instituição Cão-Guia, onde ela teve um treinamento intensivo de dois anos. Para ser capaz de cumprir a função perfeitamente, o cão não deve ser nem muito medroso, nem corajoso demais, e, sobretudo atento, já que ele obedece aos comandos de voz do dono e decora os caminhos a serem utilizados. Outro detalhe muito importante é a escolha de um cachorro específico para determinada pessoa, pois cão e dono devem ter temperamento parecido. Através de todo esse processo, Pucca e Camila se encontraram.

Camila Araújo Alves

Pucca e Camila

Com o tempo, uma se adaptou à outra e Camila Araújo Alves conseguiu retomar todas as atividades que haviam sido colocadas de lado. Hoje ela leva uma vida plena: trabalha, estuda, sai com os amigos, vai ao teatro, cinema, corre na praia e é capaz de fazer tudo o que deseja. “Ela me deu vida nova. Ganhei independência de novo”, conta Camila.

Infelizmente, ainda falta solidariedade e bom senso a alguns, e Camila e Pucca encontram alguns obstáculos e desafios no dia-a-dia. Um exemplo disso ocorreu no mês passado, quando Camila planejava jantar com amigas no Espelunca Chique, um restaurante do Rio, e Pucca foi barrada. Camila já está acostumada a esse tipo de situação, e sabe que nem todos os estabelecimentos estão familiarizados com a Lei Federal nº 1.124, de 2005, que garante acesso irrestrito a cães-guia em todo tipo de estabelecimento, com exceção de UTIs e locais onde são preparadas refeições para os doentes. É por isso que Camila sempre carrega consigo uma cópia dessa lei e apresenta aos locais onde encontra problemas. Nesse caso, não adiantou. Acostumada a lutar por seus direitos, ela não se calou e chamou a Polícia Militar, que mesmo diante de um flagrante de ilegalidade, disse não poder fazer nada. Camila, Pucca e as amigas tiveram que deixar o restaurante.

Mas como toda diva que se preza não desiste fácil, Camila não aceitou o ocorrido e através do Facebook denunciou a violação à lei. A repercussão foi massiva e instantânea, e nos dias seguintes, a história chegou aos jornais. O dono do Espelunca Chique disse que lamenta o episódio e alega que o gerente não o procurou para orientação diante da situação. Camila pretende processar o restaurante por danos morais. “No restaurante eu me senti muito desrespeitada e resolvi protestar. Espero que isso tenha uma ação pedagógica.”

As divas Camila e Pucca estiveram no Programa do Jô, em entrevista com George Thomaz Harrison, diretor da ONG Cão-Guia, responsável pelo treinamento de Pucca. George fala um pouco sobre o cão-guia na sociedade brasileira e Camila conta mais sobre a rotina das duas. Pucca aproveita o tempo e tira uma soneca.

Natália Torres.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
2 Comentários em Divas Anônimas: Camila Araújo Alves
  • Melissa disse:

    Olá! Por favor, procuro o contato da Camila Araujo Alves, que aparece nessa matéria. Eu a conheci há pouco tempo em Niteroi e infelizmente, perdi seu email. Fiquei de mandar para ela umas fotos que fiz, mas ainda não pude… Já busquei seu contato com outras pessoas, mas ainda sem sucesso. Por favor, enviem para meu email! Obrigada, Melissa

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram