Escova progressiva, benefício ou risco?

Por 10 / 10 / 2011

Para quem não gosta de ter os cabelos crespos e sonha em alisá-los, precisa considerar uma verdade acerca das escovas progressivas, o formol, produto proibido pela Anvisa ( Agência de Vigilância Sanitária. É sim um perigo á sua saúde. O que acontece é que em  busca por um cabelo liso, as mulheres nem sempre consideram os riscos aos quais estão se expondo. A resposta para essa falta de atenção com algo tão grave é bem simples, todas pesam: acontece com a vizinha, não comigo. E ignoram dados que afirmam que a exposição à uma porcentagem além do que é recomendado pela Anvisa, que é de 0,2%, é totalmente prejudicial  à saúde.

Para as que ainda desacreditam do perigo do formol, vale a pena  lembrá-las,  esse produto é tóxico quando ingerido, inalado , ou quando entra em contato com a pele. Em forma de gás pode causar irritação aos olhos,  tornando –se  mais perigoso ainda. É considerado pela OMS  (Organização Mundial  da Saúde), um produto potencialmente cancerígeno, portanto, é bom pensar duas vezes antes de dizer que não se importa tanto assim com os riscos que podem estar por trás de um resultado  milagroso.

Além desses riscos que já deveriam ser o bastante para levá-la a se desinteressar pela fórmula mágica da escova progressiva, com o passar do tempo, o uso do formol provoca um desequilíbrio na estrutura do seu cabelo, ele basicamente destrói a membrana celular e o fio ficará com o aspecto endurecido e sem brilho.

Fiquei completamente decepcionada quando perguntei  para uma cabeleireira se há uma outra maneira de alcançar um resultado de liso perfeito sem utilizar o formol, e ela disse que não há.  Existem sim produtos químicos que alisam, mas o cabelo chapado como muitas costumam chamar seus cabelos após o alisamento é praticamente impossível sem utilizá-lo.

Eu acredito que você poderá sempre fazer suas escolhas de modo que não ponha em risco sua vida ou a sua saúde, minha dica é, não acredite em milagres, questione, duvide. E,  depois de ter uma boa conversa com o profissional que irá fazer o procedimento capilar em você, observe o manuseio dos produtos que utilizará, leia os rótulos das embalagens, as bulas, não tenha medo de parecer uma chata, tenha certeza que esses cuidados só irá protegê-la de uma tragédia. Outra dica é, o cheiro do formol é inconfundível, portanto, fique atenta.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
1 Comentário em Escova progressiva, benefício ou risco?
  • Carol disse:

    Eu acho que escova progressiva virou uma coisa cafona e sem graça. Legais e bonitos são cachos, que eu não tenho…

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram