Fuja da ressaca!

Por 29 / 09 / 2011

Uma noite de festa geralmente vem acompanhada de algumas doses de bebida alcoólica, e não há mal nenhum nisso. No entanto, o cansaço do dia inteiro, alimentação inadequada ou o exagero na quantidade de drinks podem gerar um dia seguinte desastroso. Enjôo e dor de cabeça são só dois dos desconfortos que uma ressaca pode trazer.

Equilíbrio ainda é a melhor solução para evitar incômodos físicos e emocionais. Mas há também alguns alimentos que diminuem a ação do álcool e desintoxicam, e certos cuidados que podem garantir uma noite de alegria sem grandes consequências.

Antes

Alimente-se bem!

Uma refeição leve e saudável protege às paredes do estômago de possíveis danos que o álcool pode causar. Proteínas e saldas são a melhor opção. Peixe e folhas verdes escuras temperadas com azeite e pouco sal protegem o fígado por serem alimentos ricos em gorduras poli-insaturadas, ômega 3 e 6.

Durante

Beba água e não dispense os petiscos!

É necessário que se beba alguns copos d’água para evitar a desidratação, já que o álcool é altamente diurético. Beliscas algum petisco gorduroso, ou castanhas e nozes, tornam a absorção do álcool mais lenta.

Depois

Tome um café-da-manhã reforçado, prefira um almoço saudável e abuse dos líquidos!

Bebidas alcoólicas agridem o fígado, por isso pode ser útil incluir no café-da-manhã alimentos integrais que ajudam na desintoxicação. Aminoácidos também são bem vindos, e o ovo cumpre bem esse papel por conter cisteína e colina.

Para o almoço, além dos alimentos como arroz integral, feijão azuki, soja,  lentilha, ervilha e grão de bico, você deve incluir opções como brócolis, couve e palmito, que são ricos em glucosinolatos e ajudam na regeneração celular.

Sobretudo, reponha líquidos: suco de couve, com água de coco e hortelã, além de trazerem em sua composição um isotônico natural, tem ação anestésica e repõe os sair minerais perdidos.

Com essas dicas em mente, aproveite a noite e brinde à vida!

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Fuja da ressaca!
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram