Importância da Meditação – Dicas

Por 05 / 08 / 2011
Meditação: Relaxamento alternativo

A meditação ajuda a relaxar e manter nossa mente sadia.

A forma como vivemos hoje em sociedade nos leva a ter uma vida apressada, estressada e sem tempo para pensarmos em nós mesmos. Acreditamos que apenas acumulando dinheiro, bens, títulos e status seremos felizes e nos distanciamos na nossa verdadeira essência e valor.

Enquanto para nós ocidentais meditar significa, geralmente, o ato de refletir sobre algo, no Oriente esta prática implica a tradicional e ancestral jornada de autoconhecimento. O Homem se volta para o centro do seu “eu” e procura descobrir o porquê de suas ações, emoções e sentimentos quando na verdade desejaria alimentar emoções distintas das que adota em seu cotidiano. É desconhecida a origem da meditação, mas se propagou em vários povos e culturas.

A palavra “meditação” vem do latim meditare, no sentido de “voltar-se ao centro”, ou seja, desconectar-se do mundo externo e concentrar toda a atenção no interior do ser. Dessa forma fazendo com que o indivíduo recupere e mantenha seu eixo, um centro, para onde possa retornar quando quiser.

Daniel Goleman, psicólogo e escritor americano, que popularizou conceito de “inteligência emocional”, teve um artigo publicado pelo The New York Times segundo ele, uma investigação que demonstrou definitivamente a eficácia da meditação.

Existem diversos tipos de meditação derivadas de duas formas básicas: livre – quando não é conduzida por nenhum instrutor, nem áudio com instruções e a meditação dirigida – ao contrário da livre, essa é conduzida por um instrutor ou por áudio do início ao fim. Ambas podem ser auxiliadas por música suave, sons de água, sinos, vento, animais ou mesmo pelo silêncio total. Pode-se também utilizar aromas, cores, mantras e pontos focais de meditação.

São inúmeras as vantagens de se meditar. Não é necessário pagar, não há contra-indicações, desvia a atenção da dor e dos problemas fazendo com que o indivíduo comece a ter uma percepção maior de outras sensações, ficando mais claro para ele os sons, o paladar, as cores  etc.

Dicas para meditação

Aproveite as dicas para meditar com tranquilidade.

Dicas para meditar

  • Escolha um local tranquilo, se possível  desligue televisão, telefone e celular;
  • Se tiver uma área externa tranquila, é mais  agradável;
  • Sente-se no chão, tapete, almofada ou  grama… algo confortável;
  • Pode-se meditar com os olhos fechados ou usando um centro para se focalizar, como um vaso de flor ou um insenso;
  • Se estiver ao ar livre, pode utilizar um mensageiro do vento como fundo musical;

Sentada, com as pernas cruzadas, mantenha a coluna reta, as mãos descansadas sobre as pernas, tente imaginar-se em um lugar calmo, tranquilo, imaginando apenas em sensações agradáveis.

Uma ótima opção é meditar com as cores. Sinta qual você necessita para estar em harmonia. Aceite qualquer cor que lhe venha à mente. Imagine uma luz dessa cor fluindo sobre você ou mergulhe em um oceano tingido com a cor escolhida. Não se preocupe em “ver” a cor, você pode apenas senti-la com seus sentidos interiores.

Comece com dez minutos diários. Coloque um relógio para despertar após esse tempo, assim sua mente não poderá sabotá-lo fazendo-o acreditar que já se passaram muito mais que dez minutos.

A atenção deve voltar para o objeto da meditação, como a respiração, um símbolo etc., sem que isso necessite de grandes esforços. Caso você disperse, reconduza sua atenção suavemente ao objeto escolhido;

Como diz o provérbio latim: “Mens Sana in Corpore Sano” (Mente sã em corpo são)

Agora deixemos de lado a teoria e vamos à prática!

Boa meditação para você!

Nasmastê!

Maira Marin

http://zenprasempre.blogspot.com/

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Importância da Meditação – Dicas
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram