Mantenha-se em forma com o treinamento funcional

Por 23 / 08 / 2011

A maioria das mulheres deseja o corpo perfeito, mas ao mesmo tempo não possui a intenção de ficar musculosa demais. Para isso, o treinamento funcional é uma ótima opção, pois deixa o corpo tonificado e, o que é melhor, sem perder a feminilidade.

Como funciona o treinamento funcional?

O treinamento funcional trabalha o corpo de forma global auxiliando na perda de peso, definição dos músculos, no equilíbrio e na coordenação motora. O método utiliza padrões fundamentais do movimento humano primitivo – agachar, pular, empurrar, puxar, lançar,… – proporcionando a integração do corpo.

treinamento funcional

O treinamento funcional é uma opção perfeita para você que deseja ter um corpo bonito, sem se preocupar com o excesso da musculatura, pois ela apenas tonifica.

Entre os benefícios do treinamento funcional estão: melhora da postura, equilíbrio e coordenação motora; diminuição da incidência de lesão; maior estabilidade articular, principalmente da coluna vertebral; aumento da força e da eficiência dos movimentos; melhora da flexibilidade.

A característica principal deste tipo de treinamento é priorizar as funções articulares, oferecendo estabilidade para joelho, lombar e ombro, e mobilidade para tornozelo, quadril e região toráxica.

Uma das grandes vantagens é a sua versatilidade, pois um único movimento pode trabalhar força, equilíbrio, flexibilidade e coordenação, além de resistência física.

Kettlebells

Dentre as várias possibilidades de exercícios, o uso das kettlebells é a grande aposta para aumentar os ganhos com a prática. As kettlebells são bolas de ferro com alça que possuem tamanhos e pesos diversos. Porém, a técnica do kettlebell deve ser desenvolvida com acompanhamento de um profissional e muita paciência, pois os principais movimentos exigem bastante energia e muitas articulações envolvidas num único exercício.

Antes de iniciar a atividade, é feita uma avaliação de movimento onde o professor irá avaliar o estado das funções articulares da pessoa. Com base nos resultados dessa avaliação, o professor saberá quais as necessidades do aluno e onde deverá atuar.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Mantenha-se em forma com o treinamento funcional
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram