Casamento não deu certo: E agora?

Por 20 / 08 / 2011

Desde crianças somos levadas a brincar de casinha, ler ou assistir aos contos de fada e a sonhar com o príncipe encantado. Quase toda menina imagina como será o seu casamento, idealizando o seu futuro marido, o momento do “sim” e então, viver o tão esperado felizes para sempre.

Casamento não deu certo: E agora?

Casamento não deu certo: E agora?

No entanto, nossa vida não é um conto de fadas e dividi-la com outra pessoa nem sempre é tão fácil como imaginávamos. Algumas mulheres, após o casamento, sentem uma espécie de desapontamento ou frustração porque a vida de casada não é como nos seus sonhos. Quando algo não é exatamente como planejamos, acabamos por pensar que, este algo, não está dando certo. Será? Você tem a sensação de que seu casamento não está dando certo?

Na verdade, não existe fórmula ou receita para fazer um relacionamento ser bem sucedido. A saúde de um casamento, ou de qualquer relacionamento depende do bom-senso das partes envolvidas, e em como você lida com ele. Além disso, devemos descer do “sapatinho de cristal”… Precisamos entender que não existe o “homem perfeito”, assim como nós também nunca seremos. Idealizar no seu companheiro, o príncipe com o qual sonhava é um grande erro e muitas vezes por isso você deve estar reclamando que o casamento não deu certo.

Todo relacionamento é uma troca: de experiências, de carinho, de expectativas… Todo relacionamento está baseado em como você lida com o outro (seu companheiro). Acredito que num casamento é preciso equilibrar o saber se impor e o saber ceder.

Devemos nos impor para não vivermos à sombra do outro, para não nos submetermos às situações que desgostamos, mas ao mesmo tempo, não podemos passar por cima de nosso parceiro, não podemos deixar que essa imposição se transforme em intransigência, intolerância. Devemos saber ceder para não sermos egoístas, para aprendermos a ver o outro lado da questão e mostrar que estamos dispostas a ouvi-lo. Concessões são muito saudáveis!

Com encontrar esse equilíbrio? Já disse, não existe fórmula ou receita… Mas existe o diálogo. Acredito que a chave para todos os relacionamentos humanos, a chave para resolver os questionamentos, os problemas, para encontrarmos as repostas que procuramos, seja o diálogo. Devemos conversar mais com nossos companheiros, e conversar não é exatamente uma “DR”, conversar não é brigar ou gritar.

Se você acha que o casamento não deu certo, acredita que algo não vai bem… Converse com o seu marido. Conte sobre suas dúvidas, suas angústias e pergunte sobre as deles. Muitas vezes nós estamos com um problema e esperamos que ele adivinhe e, se ele não tem sensibilidade para perceber/adivinhar que não estamos bem, acabamos ficando bravas. Mas ele não é obrigado a adivinhar tudo, nós também não somos adivinhas, certo? Outras vezes, nós queremos ser “supermulheres” e resolver tudo sozinhas! Tentamos carregar o mundo em nossas costas, mas não somos obrigadas a dar conta de tudo… Quando se sentir sobrecarregada, divida isso com o seu marido! Nós podemos mostrar que temos nossas fragilidades, eles não precisam achar que são casados com a “Mulher-maravilha”, afinal, eles também não tem superpoderes.

Nós cobramos muito de nossos companheiros e cobramos mais ainda de nós mesmas. Devemos deixar as cobranças de lado e começar a aprender com a vida a dois, a aprender com o cotidiano. Não existem relacionamentos perfeitos, ainda bem… Se tudo fosse igualzinho aos contos de fada, a vida seria muito monótona. O bom da vida, é tentarmos, é errar e aprender, é perceber as dificuldades e tentar ultrapassá-las e querer consertar, é querer fazer dar certo.

Se o seu casamento não deu certo... É melhor tomar outro rumo, deixar que cada um siga a sua vida antes que tragam infelicidade um ao outro. Se você acredita que seu casamento não está numa fase boa, mas que ainda pode melhorar… Aí, busque o bom-senso, dialogue e compartilhe a sua vida com o seu marido.

Por Natália Chagas Máximo

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Casamento não deu certo: E agora?
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram