O que preciso para caminhar?

Por 10 / 08 / 2011

Se alguma leitora pensou “ora, calce um tênis e saia!”, engana-se. Caminhar é, sim, um exercício muito simples, mas até mesmo ele precisa de alguns cuidados.

O que preciso para caminhar?

O que preciso para caminhar?

Antes de tudo, é preciso saber se você tem algum problema de saúde que impeça a realização de atividade esportiva, por exemplo: hipertensão, problemas articulares, cardíacos, respiratórios… Não que estes problemas impeçam totalmente a prática da caminhada, mas pode ser que você precise tomar alguns cuidados a mais. Mas isso, diva querida, só seu médico vai poder dizer com certeza. Então, antes de sair por aí, marque uma consulta para saber se está tudo certo para você conquistar distâncias.

Depois, vem a preocupação com as roupas que você vai usar – e não estou falando sobre moda, nem se convém usar top preto ou de oncinha. É importante que você use a roupa adequada para seu biótipo, para o clima no momento da caminhada (está fazendo calor? Ou frio?) e também para a intensidade da caminhada que você pretende atingir.

A roupa deve ser adequada ao seu biótipo por uma razão simples: conforto físico e circulação sanguínea adequada. Você já deve ter visto mulheres (sempre elas) usando roupas de ginástica visivelmente menores do que deveriam estar usando, não é? Além de ser desconfortável e encher o corpo de marcas, o tecido apertado dificulta a circulação sanguínea, o que vai à contramão da intenção do exercício, que é exatamente promover a saúde. Circulação sanguínea prejudicada gera prejuízo na oxigenação do organismo – e mais: complica muito a eliminação daquela gordurinha a mais. É motivo bom o suficiente pra usar roupas do tamanho certo ou não é?

Outro aspecto importante é o tecido. As roupas de tecido sintético podem até cair muito bem, mas dificultam a respiração da pele e também atrapalham na eliminação do calor excessivo que o corpo gera durante a atividade. Quase uma insolação à sombra. Então, procure pelas roupas de tecidos leves, de preferência os de algodão.

E o calçado? Faz diferença caminhar com tênis esportivo ou keds? Ô, se faz! O tênis tem importância absoluta na caminhada. É importantíssimo que você use os esportivos com algum sistema de amortecimento de impacto, a fim de diminuir ao máximo o impacto que suas articulações sofrem a cada passada. Tênis baixos sem amortecimento quase não absorvem esses impactos, e você pode chegar em casa com o corpo dolorido. O resultado é certo: vai desanimar de caminhar, achando que ela é prejudicial.

Cuidados tomados, garrafinha de água à mão (nunca sai sem ela), horário gostoso para caminhar? Então avante, diva! Vá aumentando a distância aos poucos, almejando sempre chegar mais longe e com mais saúde! Isso sim é o que você precisa para caminhar!

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em O que preciso para caminhar?
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram