Óleo usado: o que fazer com ele?

Por 16 / 02 / 2012

Batata frita é uma delícia. Peixe frito também, mas ambos pedem o uso do óleo de cozinha, um ítem que considero inimigo na hora da limpeza. O óleo de cozinha deixa cheiro nas mãos, é difícil de limpar das panelas e o pior: o que se faz depois de que ele for usado?

1- Joga no ralo da pia?

2- Joga no lixo?

3- Colocar em sacolas plásticas?

4- Guardar em recipientes?

Reciclar

Bem, a melhor maneira de se livrar do óleo é reciclando-o, se houver pontos de coleta perto da sua casa, ótimo! Basta ir guardando o óleo usado (depois de frio) com a ajuda de um funil em garrafas PET de 2 litros que tenham tampa de rosca e levar aos pontos de coleta. No supermercado em que você faz compras, procure saber se recolhem esse tipo de material, as Lojas do Grupo Pão de Açúcar fazem essa coleta.

Para quem é do Rio, vale a pena entrar no site http://www.disqueoleo.com.br/ e ver os postos credenciados para reciclagem.

Quem mora na Grande São Paulo, Santos e Campinas, clica aqui para saber onde tem ponto de coleta.

Você sabia?

1 litro de óleo despejado no esgoto polui um milhão de litros de água, o equivalente ao que uma pessoa consome em 14 anos de vida!

Pérolas de uma aprendiz:

Sem nenhum orgulho vou contar pra vocês. Logo na primeira vez que usei o óleo e precisei me desfazer dele, pensei em jogar em um saco plástico e abandonar no lixeiro, sem nem pensar que rumo ele tomaria. O pior ainda está por vir. Sem esperar o óleo esfriar por completo, o joguei no saco ainda quente, resultado: o plástico encolhendo com o calor e uma recém dona de casa desesperada pelo acontecido.

Acreditem: isso me motivou a escrever sobre o assunto que parece banal, mas ainda é mistério para muitas mocinhas que estão se aventurando na cozinha. Óleo em sacolas plásticas nunca mais, please!

Larissa Freire

Jornalista inquieta por escrever e compartilhar informações. Queria ter estudado a área de saúde, mas percebeu que seria bem mais interessante estudar uma forma de comunicação que pudesse informar sobre saúde e tudo isso toma forma através dos textos.

Confira todos os artigos de AUTOR
2 Comentários em Óleo usado: o que fazer com ele?
  • Vladimir disse:

    A produção de sabão caseiro,além de prejudicar a saúde, pode provoca coceira, alergia, intoxicação, pois só adia a contaminação do meio ambiente já que o sabão volta a ser gordura após a decomposição.

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram