Os benefícios da prática do tênis para as mulheres

Por 16 / 11 / 2011

O esporte que esteve em grande evidência no Brasil no início dos anos 2000 com a ascensão de Gustavo Kuerten, até hoje o tenista mais reconhecido do país, mostra as caras na telinha novamente com a personagem de Fernanda Vasconcellos na novela A Vida da Gente e pode trazer muitos benefícios para a saúde e beleza de divas, como você, que buscam no esporte uma alternativa para cuidar do corpo e da mente.

Indicado para homens e mulheres de todas as idades, o tênis é uma atividade de baixo impacto (o que significa risco mínimo de lesões), que colabora não apenas para a condição física do esportista, mas também na concentração e qualidade de vida. A queima de calorias é bastante significativa, chegando a até 320 calorias a cada trinta minutos de aula. Os movimentos realizados em jogo, como: voleio, smash e saques, fortalecem e desenvolvem pernas, glúteos, ombros, braços e cintura.

“O fortalecimento de cada grupo muscular varia muito de acordo com a aprendizagem técnica de cada pessoa, mas, de um modo geral, os golpes trabalham todos os músculos através de exercícios variados, possibilitando um aumento proporcional de massa muscular.” explica o treinador de tênis Eduardo de Oliveira.

Tenistas famosas não só pela qualificação nos rankings mundiais, como pelas curvas conquistas pela prática do esporte

Além dos benefícios estéticos, a prática do tênis também colabora para a saúde, estimulando o sistema cardiorespiratório; melhorando a qualidade do alongamento dos músculos, articulações e tendões de forma a aumentar a flexibilidade do esportista; e proporcionando o desenvolvimento da coordenação motora.

Assim como todo esporte, o tênis também ajuda na sociabilização, visto que, mesmo sendo um esporte individual, requer um adversário para jogo e também pode ser praticado em duplas.

No entanto, Eduardo lembra que é preciso tomar cuidado com as limitações de cada pessoa: “As aulas em grupo requerem atenção especial do instrutor, que precisa reconhecer as particularidades de aprendizado de cada aluno e ajudá-lo a desenvolver suas técnicas de forma específica, sem perder de vista o cuidado com a saúde e os limites de seu corpo.”, diz o treinador.

Quem procura um esporte agradável e eficiente na queima de calorias e tonificação dos músculos, o tênis se apresenta como uma ótima opção. Além disso, o tênis é um esporte extremamente charmoso, tanto pelos movimentos alongados dos golpes, quanto pelos “figurinos”, que mexem com o imaginário masculino.

Tenistas como as russas Maria Sharapova e Anna Kournikova são reconhecidas mundialmente não apenas pela suas atuações nas quadras, mas também pela beleza e os corpos esculturais alcançados com a prática do esporte. Quer motivo maior para se matricular já na academia mais próxima?

Imagens: Divulgação/ Consultoria: Eduardo de Oliveira (11) 9134.1942

Karla Ikeda

Uma apaixonada por comunicação em todas as suas formas...

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Os benefícios da prática do tênis para as mulheres
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram