Outubro Rosa

Por 26 / 10 / 2011

O mês de outubro está acabando, mas a mensagem que ele traz deve ser levada em consideração até outubro do ano que vem. Você sabe qual mensagem é essa?

Já ouviu falar de “Outubro Rosa”? Isso, mesmo, é o mês de combate e prevenção ao câncer de mama. Durante todo o mês, campanhas publicitárias na mídia e nos consultórios reforçam a importância da auto-exame que toda mulher deve fazer em casa, ao menos uma vez por mês e preferencialmente após o ciclo menstrual (para dar tempo das mamas desincharem) com o objetivo de detectar a presença de tumores o mais precocemente possível e aumentar as chances de cura.

Falando nisso: você faz a auto-exame regularmente? Sabe como fazê-la? Então vamos dar umas dicas.

 

– O horário do banho é o melhor, porque sua pele está molhada e ensaboada, facilitando o deslize dos dedos pelas mamas e a percepção de qualquer alteração interna.

– Deslize as pontas dos dedos com uma leve pressão por toda a área da mama, tanto no sentido vertical quanto em espiral até o centro da mama.

– Deslize os dedos também no sentido mama-axila, buscando por nódulos ou qualquer outra alteração nessa área.

– Pressione levemente os mamilos para verificar se há presença de alguma secreção.

Ao menor sinal de alteração, é importantíssimo que você procure um médico para avaliações mais apuradas e, se necessário, exames complementares.

Lembre-se, diva, que fazer o autoexame uma vez só não é suficiente. A prevenção – essa palavra tão desgastada mas tão importante – deve ser feita constantemente pois, quanto mais cedo ele é detectado, maiores são as chances de cura. Agora, enquanto estamos bem, nenhum perigo parece poder chegar a nós, mas acredite, querida leitora: todas nós podemos ser acometidas e, se acontecer, é melhor que percebamos cedo. Então, não se esqueça: faça o autoexame pelo menos uma vez por mês. Se cuide de verdade. 😉

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
2 Comentários em Outubro Rosa
  • Xila Oliveira disse:

    é isso amigas divas se vcs se ama e ama o próximo cuide-se faça o alto exame no banho, previne-se, JESUS TI AMA E EU TAMBÉM.

  • XILA disse:

    é isso amigas divas se vcs se ama e ama o próximo cuide-se faça o alto exame no banho, previne-se, JESUS TI AMA E EU TAMBÉM.

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram