Pequenas economias fazem grandes aquisições

Por 10 / 08 / 2011

Dar a entrada para comprar a casa própria. Trocar o carro por um modelo zero. Ou, simplesmente, comprar aquela it bag maravilhosa e caríssima. Não importa o motivo, nós, mulheres, somos consumidoras natas e estamos sempre em busca de novidades, que, nem sempre, são assim tão acessíveis ao nosso orçamento. Pensando nisso, que tal dar início a mudanças de hábitos que podem resultar em um dinheirinho extra no final do mês?

Pequenas economias fazem grandes aquisições

O primeiro passo para identificar por onde começar a enxugar as despesas é anotar todos os seus gastos mensais e separar os gastos fixos e de primeira necessidade, como contas de água, luz, plano de saúde etc.,  dos gastos com lazer e beleza, por exemplo. Claro que é importante manter unhas, cabelos e depilação sempre em dia, mas uma dica inicial para quem quer economizar é optar pela fórmula caseira de alguns tratamentos de beleza.

Hoje em dia, com o crescimento da indústria de cosméticos, vemos no mercado produtos tão bons e práticos de se usar quanto aqueles que nossas cabeleireiras utilizam nos salões. Assim sendo, ao invés de ir a clinica de estética semanalmente, por que não apostar em uma esfoliação ou limpeza de pele caseira?

As unhas também podem ser pintadas em casa, fazendo com que você diminua a frequência na manicure, que pode ficar só com a parte complicada de quinzenalmente (ou até mesmo mensalmente) tirar suas cutículas. O mesmo vale para a hidratação dos cabelos e a escova simples. Para o dia-a-dia você pode muito bem se virar com o secador e a chapinha.

Saudável, prática e econômica a marmita também pode ser uma opção para você economizar no fim do mês e ainda manter a linha na dieta. Se a empresa em que trabalha tiver refeitório para os funcionários, você pode aproveitar para levar um grelhado e saladinha; além de frutas para a sobremesa. Assim, você pode poupar um pouco do dinheiro gasto nos restaurantes dos arredores e não corre o risco de cair em tentação na hora de montar o seu cardápio.

Ainda na linha da vida saudável, o que você acha de caminhar um pouco mais? Se você precisa percorrer uma curta distância, deixe o carro em casa e vá a pé. O mesmo vale para quem utiliza meio de transporte público para trabalhar, mesmo morando próximo ao serviço. Nesses casos, deixe a preguiça de lado, acorde mais cedo e vá caminhando para o escritório. Você poderá se surpreender com o bem quem uma bela caminhada pode proporcionar para o corpo e a mente.

Na hora da diversão, fique ligada nas programações culturais gratuitas de sua cidade e utilize as vantagens de descontos proporcionadas pela bandeira do seu cartão de crédito ou operadora de celular. Eventos como o Restaurant Week, que acontece duas vezes por ano na capital paulista, são boas opções para conhecer points badalados da cidade com preços mais acessíveis. Museus, teatros e cinema também costumam contar com pelo menos um dia da semana com entradas com desconto.

Outra dica; que já foi dada aqui no Soudiva.com, mas que vale a pena relembrar; é o melhor aproveitamento das liquidações. Não saia comprando tudo, atraída apenas pelos preços mais baixos, escolha os produtos que realmente a interessam e que podem ser usados por muitas estações. O mesmo vale para peças fora da liquidação. Antes de comprar, considere os prós e contras para avaliar se aquela será mesmo uma boa aquisição. Optar pelo pagamento à vista também ajuda na hora de negociar um desconto.

Pequenas atitudes podem ajudá-la a fazer pequenas economias no final do mês, sem cair na mesquinharia ou deixá-la passando vontades. Faça seus cálculos e descubra quais os gastos podem ser cortados de forma a não comprometer a sua qualidade de vida, mas deixando uma folga maior para o orçamento familiar.

Por Karla Ikeda

Twitter: @karlaikeda

Fotos: Getty Images

Karla Ikeda

Uma apaixonada por comunicação em todas as suas formas...

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Pequenas economias fazem grandes aquisições
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram