Personalidade no olhar

Por 03 / 12 / 2011

O que antigamente era motivo de piada, hoje é acessório de moda. Os óculos que até pouco tempo remetiam à “nerds”, tem sido, ultimamente, relacionados à modernidade e estilo. Atualmente óticas oferecem uma vasta variedade de formatos e cores de óculos, possibilitando uma escolha que favoreça a imagem de quem irá usá-lo. Para acertar na hora de comprar um par deles, é interessante seguir algumas orientações.

Para rostos grandes, é aconselhado o uso de óculos com formas maiores, já para os pequenos a opção são peças menores e delicadas.

Os rostos quadrados devem evitar peças com o mesmo formato, já que possuem seus ângulos mais definidos. Já os óculos redondos criam um contraste forte e também devem ser deixados de lado. É interessante usar este acessório na forma retangular com pontas suaves, ou no formato de triângulo deitado.

Rosto quadrado e armação no formato triângulo deitado

Quem possui o rosto mais redondo deve seguir orientações semelhantes à quem tem o rosto quadrado, evitando a forma redonda, pois acentua as linhas faciais, bem como fugindo do formato quadrado que é o completo oposto do rosto. O aconselhado é aproveitar as lentes ovaladas ou estilo aviador.

Rosto Redondo, óculos aviador

A testa mais larga e o queixo fino definem a face triangular, que é favorecida pelos óculos arredondados ou ovalados, mais estreitos, com preferência para os que têm a base reta e curta. Este tipo de rosto não possui muitas restrições em relação ao formato do acessório, contudo, aqueles que excedem a lateral da face salientam a testa e devem ser descartados. Muito parecido a este, é o rosto oval que cai bem com qualquer estilo de óculos.

Rosto Triangular e Rosto Oval

Analisar o formato do rosto num todo é bastante importante, mas os detalhes não devem ser esquecidos. O nariz é o apoio do acessório e deve ser levado em conta seu conforto na hora da escolha da peça. Quem possui o nariz mais largo, deve preferir armações com pontes mais altas, o nariz pequeno fica bonito com pontes mais baixas; óculos com a linha superior da armação mais alta que aponte favorecem os narizes longos ou grandes. Dica: após escolher a peça baixe a cabeça e balance para os lados como um sinal negativo, o acessório ideal não pode cair ou escorregar.

Leve em conta outras particularidades: os olhos muito afastados combinam com pontes em cores escuras, pois elas diminuem a distância entre um e outro. As olheiras podem ser amenizadas por armações foscas e volumosas. Os óculos não podem encostar nas maçãs do rosto e lembre, as sobrancelhas tem grande parcela nas expressões faciais e, preferivelmente, precisam ficar à mostra.

Os “quatro olhos” estão cada vez mais em evidência e fazem parte das tendências de moda atuais. Cada vez mais grifes vão incluindo o acessório em suas coleções, mas preste atenção: marca e preço não necessitam estar em primeiro lugar na hora da compra, o importante é adquirir um produto que tenha o seu estilo, qualidade e conforto.

Os óculos podem ser um mero acessório, bem como podem fazer parte do dia-a-dia de pessoas com dificuldades visuais. Para estas, recomendo que não deixem de aproveitar a beleza facial aliada à peça evitando o uso da maquiagem, de preferência suave. O acessório já é um enfeite para o rosto, portanto a maquiagem requer discrição e tons neutros, seja na sombra, blush ou batom. Quando os cílios, com rímel, borram as lentes dos óculos, o problema está na peça, pois se encontra muito próxima aos olhos.

Para dias ensolarados, os óculos podem ter lentes completamente escuras, em degradê ou até mesmo coloridas, mas o essencial é que protejam os olhos dos efeitos solares. Escolha uma marca que garanta esta proteção e lembre-se: óculos de sol são para o sol e ficam deselegantes quando utilizados em ambientes fechados.

Óculos Efeito Degradê

Às pessoas mais extrovertidas, aconselho a ousadia na hora da escolha da peça; aos mais tímidos, oriento o uso dos mais clássicos e de tons suaves. A todos, sugiro que procurem uma peça de seu gosto, estilo, e façam dos óculos um acessório que embeleze e traga satisfação.

Aldine Leonhardt

Designer de Moda

aperfeiçoada em Personal Stylist

aldine.leonhardt@hotmail.com

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Personalidade no olhar
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram