Pílula do dia seguinte, posso usar?

Por 20 / 10 / 2011

Para muitas meninas e até mesmo para mulheres mais maduras e experientes a pílula do dia seguinte passou a ser uma ajuda recorrente ou praticamente o substituto do anticoncepcional comum, esquece-se, porém, que uma dose da famosa pílula do dia seguinte corresponde a quinze ou  vinte comprimidos da cartela da pílula convencional, ou seja, a concentração de hormônio que você está consumido é elevadíssima.

 

Além do risco que você se submete ao tomar tanto hormônio de uma única vez, à medida que você usá-lo com freqüência, a eficácia do produto diminui, pois sua finalidade é para casos de extrema urgência, para ser mais direto esse produto foi criado para ser usado em caso de violência sexual, ou para se proteger nos casos de rompimento do preservativo ou quando houver esquecimento do uso do método convencional. Mas  a sua comercialização passou a ser feita de modo livre, e hoje qualquer farmácia vende o produto, sem exigir   receita médica, por exemplo.

Não é exagero, mas, você precisa considerar que há riscos sérios por trás de um comprimido ou dois, e é importante saber quais são para que desse modo você tome a decisão de evitar o uso de maneira erronia.  Não é um crime, claro que não, mas saiba que ao usá-lo como método convencional, seu ciclo menstrual e a sua ovulação será comprometido e no futuro poderá ainda ter problemas mais graves de saúde.

 

Quando usá-lo? Talvez seja essa sua pergunta nesse exato momento, então deixa eu te responder, o ideal mesmo, seria você nunca usá-lo, devido aos efeitos colaterais que o produto pode causar, como: dor de cabeça, náusea, diarréia e sensibilidade nos seios, lembrando que se a diarréia e os vômitos ocorrer nas duas primeiras horas após o uso da pílula, você deverá repetir a dose. Porém, os mais graves poderão  ocorrer no futuro, como sangramento e trombose.

Mas a pílula do dia seguinte é sim eficiente e seu uso  é recomendado no prazo de até 72 horas após a relação e quanto mais rápido você fizer o uso do produto melhor será a proteção. Tendo em mente todos os riscos aos quais você está se submetendo, especialmente a alteração no eu ciclo menstrual, a concentração de hormônio que estará ingerindo, a escolha será sua, somente sua.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Pílula do dia seguinte, posso usar?
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram