Relacionamentos: faça dar certo!

Por 14 / 09 / 2011

Por que alguns relacionamentos dão errado? Acredito que muito de se deve ao fato das pessoas não se esforçarem para que dê certo, por desistirem fácil demais, por manterem seus sentimentos na superfície, por não viverem um relacionamento por inteiro.

A paixão e o amor foram banalizados, hoje tudo é muito fácil, tudo é muito rápido… As pessoas vivem relacionamentos “fast-food”. Muitos homens e mulheres se conhecem, saem, ficam apenas por uma noite, ou deixam virar um rolo e com o passar do tempo um namoro. E em todo o desenrolar dessa história, são incapazes de falar sobre o que sentem, de serem sinceros um com o outro. Sem conhecer a pessoa que está ao seu lado, e também sem se apresentar direito, já estão dizendo “eu te amo”. Usam a declaração de amor, sem entendê-la, sem saber o que é amar, sem saber se realmente falam com o coração, apenas a usam pelo fato de que um casal dizer “eu te amo” seja o esperado.

Dizem por aí que os opostos se atraem, mas também dizem que são as semelhanças que nos aproximam. Acredito que casais muito diferentes ou muito iguaizinhos têm grandes chances de não deslancharem se não souberem achar um ponto de equilíbrio e se não souberem lidar com os conflitos. Acredito que casais que têm semelhanças, assim com têm diferenças possam se entender melhor. É legal ter alguém que compartilhe de seus gostos, que goste dos mesmos programas, que tenha sonhos parecidos, mas também é legal que esse alguém te apresente novos pontos de vista, que cultive novos gostos em você e vice-versa. É importante amadurecerem juntos, aprenderem um com o outro, descobrir um novo mundo– juntos!

Se você quer entrar em um relacionamento, não deixe simplesmente as coisas acontecerem… Faça com que elas aconteçam! Nunca entre em relacionamento sério sem ter certeza de que está realmente apaixonada, de que não é apenas uma aventura passageira, um capricho… Sem achar que essa paixão pode se transformar em amor. Nem pense em tentar mudar a personalidade, as características do seu companheiro, as pessoas não mudam! E se mudar, aí não será mais a pessoa por quem você se apaixonou e, na verdade, se você realmente gosta de alguém não vai querer mudá-lo. Mudar para agradar alguém também não vale a pena! Se a pessoa não gosta de você, do jeitinho que você é… É porque não é a pessoa certa.

Para um relacionamento dar certo é preciso que você esteja disposto a compartilhar a sua vida com a outra pessoa, a dividir os seus problemas, a conviver e a respeitar as diferenças, a mostrar o seu mundo e a conhecer o mundo de seu par. Além disso, é preciso aprender a conversar e a ser persistente. As pessoas rompem seus relacionamentos diante dos primeiros conflitos, das primeiras brigas (quase todas supérfluas), das “besteirinhas” do dia a dia. Fazer uma tempestade e desistir diante da primeira adversidade é sinal de um relacionamento superficial. Os relacionamentos darão certo a partir do momento em que as pessoas aprenderem a conversar e a contornar e a superar suas diferenças. Em um relacionamento é preciso aprender com os erros, transformar os escorregões em acertos, e fazer com que os acertos fortaleçam o que sentem um pelo outro.

Se você quer que seu relacionamento não dê errado, nunca esconda os seus sentimentos. Toda vez que sentir vontade de dizer o quando admira o seu parceiro, o quanto ele é especial e importante – diga! Não deixe as vontades passarem, não perca os momentos de se declarar. Se algo estiver te incomodando, diga também! Nunca deixe as coisas se acumularem, resolva os conflitos assim que eles surgirem. E quando sentir vontade de dizer “eu te amo”, diga, diga mesmo, nunca diga por dizer, diga quando essa palavra surgir do fundo de seu coração.

Natália Chagas Máximo

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Relacionamentos: faça dar certo!
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram