Trabalho divertido garante mais sucesso, sabia?

Por 13 / 11 / 2011

Apesar de o cenário do trabalho estar mudando cada vez mais, temos ainda uma cultura muito cristalizada e até obsoleta quando o assunto é diversão no trabalho. Os empresários e lojistas tendem a encarar com muita formalidade e também com exagerada seriedade o ambiente de trabalho, deixando de lado qualquer abertura para a descontração durante o expediente.

Na realidade, boa parte dos empresários enxerga a diversão no trabalho como sinônimo de ócio ou de falta de comprometimento por parte dos colaboradores em relação às tarefas da empresa. Contudo, pesquisas de clima recentes¹ revelam que não é exatamente assim a realidade de uma empresa que gosta de se divertir um pouquinho durante o trabalho.

Trabalhar em algo que você se sinta feliz e se divirta é essencial para o sucesso.

Pode parecer estranho à primeira vista, mas faz mesmo muito sentido de que a diversão no ambiente de trabalho multiplica a produtividade e a criatividade da equipe de funcionários, o que, consequentemente, aumenta os resultados positivos da empresa. Quem diria, hein? Isso significa que incentivar momentos agradáveis, prazerosos e divertidos nas empresas ajuda a promover trocas de ideias, insights, soluções criativas e práticas para o dia-a-dia do trabalho.

Um ambiente de trabalho mais leve e descontraído traz a sensação de felicidade e bom-humor aos colaboradores. E como esses trabalhadores passam boa parte do seu dia e da sua vida dentro de escritórios, é essencial que esse ambiente seja propício para relações saudáveis, felizes e bem humoradas entre os funcionários, que, no final, tendem a se comprometer ainda mais com as tarefas e os ideais da empresa.

A responsabilidade de inspirar a criatividade, o humor, a alegria e também o compromisso dos funcionários para com a empresa é função dos líderes, que têm capacidade de trazer diversão a uma empresa séria. Assim, a seriedade e o compromisso da empresa em relação ao trabalho, aos serviços e clientes não deve mudar quando se adota um ar mais divertido no ambiente corporativo. É justamente neste ponto que muitas empresas erram ao deixar que o clima descontraído influencie o rendimento no trabalho. Afinal, tudo precisa de um equilíbrio, e a diversão no trabalho não foge à regra.

Essa nova geração de “empresas felizes” prega o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho valorizando ideias, como:

– Elogiar, celebrar ou bonificar boas ideias e resultados positivos
– Abraçar e conduzir mudanças
– Criar diversões e um pouco de maluquice
– Ser ousado e criativo além de ter uma mente aberta
– Buscar o crescimento e a aprendizagem
– Construir uma relação aberta e honesta por meio da comunicação
– Construir uma equipe positiva e um espírito de família
– Ser apaixonado e determinado no que faz
– Ser humilde

Essas são algumas dicas de Tony Hsieh – CEO da Zappos.com, loja online de sapatos e vestuário de grande sucesso nos Estados Unidos – que revelam o sucesso de sua “empresa feliz” e incentivam outros empresários a adotarem as mesmas posturas em suas empresas, trazendo excelentes resultados para o negócio e deixando os colaboradores mais empenhados e felizes, como aconteceu com a Zappos.com. Que tal?

Gostou da ideia? Então leia o livro de Tony Hsieh Satisfação Garantida e descubra o que a diversão pode trazer ao ambiente de trabalho!

 

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
1 Comentário em Trabalho divertido garante mais sucesso, sabia?
  • Leo disse:

    Má, gostei muito do texto!
    Trabalho já não é lá uma coisa legal, vejo mesmo como um mal necessário, e infelizmente essa ideia de um trabalho mais divertido parece não ter chegado ainda até os chefes, donos, empresários, enfim, aqueles que estão no poder nas relações de trabalho.
    Nas escolas particulares, isso fica pior ainda, né? Os professores têm que ser criativos, terem bom humor, serem capazes de envolver os alunos e mil outras coisas, mas em muitos dos casos os bastidores não são lá tão amistosos…
    A gente vê direto que empresas que trazem uma abordagem diferente para o trabalho são muito bem sucedidas e seus empregados muito mais felizes.
    Ainda é um sonho distante meu trabalhar em um lugar assim, viu? Porque, até agora, vixe… Acho muito importante difundir mais essas ideias, no mundo em que a gente vive trabalhar é fundamental pra todos, então tem que ser sim uma atividade prazerosa!

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram