Turbine seu sistema imunológico

Por 19 / 10 / 2011

Nem sempre os pequenos resfriados, alergias e dores no corpo têm relação apenas com a mudança de clima. Muitas vezes, a correria cotidiana e a má alimentação são as principais responsáveis pela queda da imunidade do nosso corpo. Desse modo, tomar remédios (analgésicos e anti-gripais) tende a resolver o problema, mas não a causa deles.

O melhor “kit saúde” não está na pequena farmácia que temos a tendência de montar em casa, e sim na manutenção de bons hábitos, como alimentar-se a cada 3 ou 4 horas, tomar em média 2 litros de água por dia e aproveitar bem os nutrientes de cada alimento, usufruindo da variedade destes e de um cozimento que não inclua frituras.

E para que já está precisando turbinar o sistema imunológico, relacionamos abaixo uma tabela com diversos alimentos ricos em vitaminas específicas para proteger nosso corpo, e algumas maneiras de potencializar seus benefícios:

Alimento: Quais vitaminas possui: Pra que serve: Como usar:
Gengibre Zigiberina e gingeróis. Aumentam as células do sistema imunológico; mata vírus, fungos e bactérias. Ferva8 gramasda raiz de gengibre em ½ litro de água por 5 minutos. Beba pequenas quantidades ao longo do dia.
Acerola Vitamina C. Ativa o sistema imunológico, e é antioxidante (previne o envelhecimento das células). Consumir pelo menos 4 porções da fruta (ou suco) por dia.Combinar o suco da fruta com o consumo de carne melhora a absorção de ferro e evita anemia.

 

Alho Vitaminas A, C, B2 e B6, aminoácidos e sais minerais (ferro, iodo e silício). Aumentam a produção das células do sistema imunológico; mata vírus, fungos e bactérias. Além de usa-lo como tempero, é possível incrementar chás quentes, ou comer um dente por dia.
Quinoa Variedade de aminoácidos (componentes da proteína). Evita a anemia. Consumir 3 colheres de sopa de quinoa cozida por dia.
Shitake Vitaminas E, B, C e D; e os sais minerais cálcio, fósforo, ferro, potássio Reduz colesterol, aumenta a atividade imunológica contra o câncer e combate o vírus da gripe. Acrescente em sopas, molhos, cremes ou chás. É necessário que se aqueçam a 65 graus por pelo menos 2 minutos para concentrar seus princípios ativos. O ideal é consumir9 gramasde cogumelos secos por dia ou90 gramasdeles frescos.
Linhaça Ômega 3. Diminui o colesterol, atenua sintomas da TPM, reduz o ritmo do envelhecimento celular e combate doenças inflamatórias. Consumir46 gramasde semente de linhaça trituradas por dia, que podem ser dissolvidas em mingaus, sucos, vitamina de frutas ou leite.

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
Seja o primeiro a comentar em Turbine seu sistema imunológico
Deixe seu comentário:





Procurando algo?

Assine nossa newsletter

Instagram