Visita a Fábrica da Bebecê em Três Coroas – RS

Por 04 / 04 / 2012

Enfim chegou a data, visitamos a fábrica da Bebecê em Três Coroas! A viagem foi incrível e muito cansativa, mas vamos contar todos os detalhes para você ficarem sabendo de tudo que aconteceu na viagem de premiação do Desafio de Blogueiras.

Começamos cedo, saindo de Mafra – SC às quatro horas da manhã, o vôo saiu de Curitiba –PR as sete horas e chegou em Porto Alegre- RS oito e vinte, fomos recepcionados pelo João Felipe, uma pessoa maravilhosa que nos deu várias dicas de lugares a ir, nos contou sobre a Bebecê e nos deu praticamente uma aula sobre Porto Alegre e as cidades próximas. Depois de toda essa trajetória  fomos direto para a fábrica da Bebecê em Três Coroas.

Já com o Troféu do Desafio de Blogueiras! Lindo.

Chegando lá, fomos recepcionados pela equipe da Gampi (empresa responsável pelo Desafio de Blogueiras) representada pelo João Felipe, Maicon e Angelica , e pela equipe de Marketing da Bebecê, representada pela Evangeline Mapelli e Renata Moraes, pessoas maravilhosas que nos deixaram super a vontade e, literalmente,  nos sentindo em casa. Recebemos um troféu que nem esperávamos – o primeiro troféu do Sou Diva – que representa um marco na história do nosso Blog, tão novo ainda.

Maicon (GAMPi), Eu, Evangeline, Renata

Depois das formalidades e fotos, começamos a visita a fábrica, nosso anfitrião foi o Sr. Geraldo Constanti, gerente de qualidade da Bebecê, ele nos explicou as etapas de produção do sapato. Começamos pela área de design (que não pudemos entrar, pois os responsáveis estavam em reunião e longe de nós atrapalhar esse momento) onde se inicia o processo de criação do modelo, estampas que serão utilizadas, tecido, etc. Depois passamos para a sala onde o modelo desenhado e passado para o computador onde se tem uma imagem 3d e será o primeiro passo para definir o material que será comprado.

Atenta a todos os detalhes da produção dos calçados.

A outra etapa é referente às amostras, todo ano são feitas aproximadamente 50 mil amostras que são distribuídas entre os representantes, para ver aceitação e só depois disso é que são feitos os produtos finais que são distribuídos nas lojas. Passamos então para o próximo setor que é o de colagem, onde o Sr. Geraldo nos explicou que apesar de eles buscarem deixar todos os sapatos iguais, isso muitas vezes como o produto tem uma parte artesanal no feitio pode ser percebido pequenas diferenças de um sapato para outro, mas que não diminui a qualidade do produto.

Encantada, conhecendo os processos de produção dos sapatos

Cada par de sapatos passa pela mão de aproximadamente 270 pessoas até estar pronto, é muita gente trabalhando para fazer um produto que agrade a prioridade numero um de toda empresa: as clientes! Outra etapa, que ocorre antes da colagem, é a de corte, onde cada parte do sapato é cortada para depois compor o sapato como um todo, vimos as peças de um sapato simples (até certo ponto), e descobrimos que mesmo uma peça simples é composta de 14 peças, sem considerar o solado. É muito coisa para fazer um sapato e nem nos damos conta do quanto é trabalhoso.

Conhecendo os processos de construção do Sapato.

Conhecemos também a área onde o produto final é separado e embalado para ir para cada fornecedor e o espaço onde cada pedido é armazenado até que seja despachado aos lojistas. A última parte que conhecemos foi a área onde ficam as formas de corte, e meninas… São muitas, pois cada numeração pede um jogo de peças diferentes para o corte. Por último vimos à máquina de corte a laser, usada para pedidos menores, em que a fabricação de formas de corte não é viável. Ainda ficamos sem conhecer a área de armazenagem já que nosso tempo era curto, mas já deu para se encantar, fiquei triste por não poder ficar mais tempo vendo e aprendendo mais sobre essa arte de fazer sapatos. Outro ponto interessante foi perceber que a Bebecê tem a responsabilidade sócio-ambiental e recicla 100% do material que sobra no processo de produção dos sapatos, nada se perde.

Como esse artigo ficou bem extenso, pois queríamos explicar todas as etapas a vocês, deixamos para falar mais sobre a viagem em um outro artigo, falando de todos os detalhes!

 

Helen Rauen

Relações Públicas, bancária e auto-maquiadora nas horas vagas. Perfeccionista, consumista, chef de sua própria cozinha e com uma pitada de artesanato na veia.

Confira todos os artigos de AUTOR
2 Comentários em Visita a Fábrica da Bebecê em Três Coroas – RS
  • n Neusa maria veiga Furtado disse:

    ACHEI TUDO MUITO INTERESSANTE E LINDO. PRETENDO VISITAR ESTA FÁBRICA DE CALÇADOS BEBECE. e , APROVEITO PARA LHE DIZER QUE MANDEI UM E-MAIL PARA O RESPONSÁVEL DA FÁBRICA E ATÉ HOJE NÃO RECEBI A RESPOSTA FAZ UNS 4 DIAS QUE PASSEI A MENSAGEM. ESPERO QUE VOCES TENHAM VISTO E TENHAM A GENTILEZA DE MANDAR A RESPOSTA EM BREVE.DAI VOCES FICARÃO SABENDO DO QUE SE TRATA. SE PRECISO FOR MANDAREI OUTRA MENSAGEM. OBRIGADA.

  • Gabriela disse:

    Ótimo post!
    São, realmente, calçados de excelente qualidade. Além de lindos, é claro.
    Parabéns pelo blog!

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram