Você pode controlar a ansiedade no trabalho, aprenda como!

Por 30 / 09 / 2011

“Sou ansioso”. Todas as pessoas podem afirmar isso, afinal a ansiedade está presente em nossos sentimentos, algumas vezes fazendo-nos agir com cautela, outras nos estimulando para o crescimento. Ela serve para manter nosso organismo alerta às situações inusitadas do dia a dia. No entanto, o lado negativo é quanto ao excesso de ansiedade nas nossas vidas, que acaba atrapalhando as relações pessoais e profissionais.

No ambiente de trabalho um profissional ansioso pode ser sinônimo de incompetência ou fraqueza, já que cada vez mais empresas buscam profissionais seguros e bem preparados. Quando a ansiedade ameaça atrapalhar o seu trabalho é hora de refletir e agir em favor de seu bom desempenho profissional. Psicólogos dão dicas e nós listamos para você.

Driblando a ansiedade no trabalho

Se conheça

Quando você conhece seus medos e anseios é mais fácil lidar com eles. Reconheça que não é possível – nem saudável – zerar a sensação de ansiedade de sua vida, mas aprender a viver com ela de forma positiva.

Prepare-se para se sentir competente

Quando você se sente capacitado para suas funções, o nível de ansiedade tende a cair e o domínio sobre suas ações torna-se mais concreto. Sensações de incapacidade não terão espaço nos seus pensamentos.

Motivação é a palavra chave

Esteja alinhado aos valores de sua empresa, quanto mais parecido com o processo organizacional, mais integrado você estará e menos ansiedade sentirá. É como se uma sensação de “peixe dentro d’agua” invadisse você, fazendo parte do contexto, você estará mais seguro.

Faça amigos

Ter pessoas confiáveis ao seu lado é fundamental. Aproveite oportunidades e crie laços, aumentando seu networking. Amigos podem te salvar em momentos de dificuldade, fortalecendo a sensação de confiança para momentos de imprevisto.

A ansiedade pode ser substituída pelo sentimento de relaxamento, é uma tarefa diária que requer mudanças de hábitos, mas o resultado positivo é possível. Tente!

Larissa Freire

Jornalista inquieta por escrever e compartilhar informações. Queria ter estudado a área de saúde, mas percebeu que seria bem mais interessante estudar uma forma de comunicação que pudesse informar sobre saúde e tudo isso toma forma através dos textos.

Confira todos os artigos de AUTOR
1 Comentário em Você pode controlar a ansiedade no trabalho, aprenda como!
  • SANDRA disse:

    Muito bom as dicas, é disso que preciso.

  • Deixe seu comentário:





    Procurando algo?

    Assine nossa newsletter

    Instagram